Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

INTERNACIONALIZAÇÃO ENTRE ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS DO BRASIL E DO CHILE

Primeira atividade de internacionalização para alunos de curso técnico da UFSM foi implementada no CTISM.
Ocorreu nesta terça-feira dia 03/10/2023 a primeira atividade colaborativa internacional com o curso técnico em mecânica do CTISM (Brasil) e o curso técnico em
mecânica da Universidade Tecnológica do Chile – INACAP sede La Serena (Chile). A internacionalização é o desafio número 1 da UFSM, que busca proporcionar
experiências internacionais aos alunos e auxiliar no desenvolvimento institucional por meio de parcerias e convênios. O Professor Miguel Guilherme Antonello, coordenador do projeto de internacionalização no CTISM, salienta que o objetivo do projeto é estreitar as relações entre as instituições dos dois países e proporcionar aos estudantes dos cursos técnicos uma experiência intercultural que amplie os seus horizontes técnico científicos e culturais.

A metodologia utilizada é baseada na aprendizagem colaborativa internacional online (COIL), que busca a aprendizagem por meio de grupos mistos formado por
estudantes das diferentes nacionalidades ao unirem as experiências para solucionar os problemas. Além de colocar os estudantes como o centro da atividade baseada em solução de problemas, que é mediada pelos docentes das duas instituições.
Desta forma, busca-se com a experiência intercultural impulsionar a inovação e a capacidade crítica de solucionar problemas em ambientes técnicos culturais diversos, bem como aprimorar as relações interpessoais e profissionais, e a capacidade de adaptação em um ambiente multicultural.

As atividades ocorrerão durante o mês de outubro e a perspectiva é que sejam ampliadas para todos os semestres e para os demais cursos da instituição.
Este projeto somente foi possível pois existe o engajamento de diferentes setores da instituição que incluem Professores, departamento de ensino, direção e a secretaria de apoio internacional da UFSM (SAI). No CTISM, a primeira aula contou com a participação do Diretor Geral Rafael Adaime Pinto, do Diretor do Departamento de Ensino Deivis Bonaldo, do Professor Carlos Cauduro, da Professora Maristela Bazzan, do Professor visitante do Chile Mario Astudillo e do Coordenador do Projeto o Professor Miguel Antonello.