Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Batalhas DESARMADAS de Slam de 2023

Em Julho tivemos mais uma edição das Batalhas DESARMADAS de Slam. Em 2023 chegamos à 6ª edição desta atividade didático-pedagógica de Geografia, organizada pela professora Jacqueline Myanaki, que busca associar a pesquisa e o estudo dos conflitos armados mundiais com os processos de criatividade, produção textual, linguagem falada e expressão corporal, por meio das Batalhas de Slam.

O Slam têm origem em Chicago, EUA, em 1986, num bar que era frequentado pela classe trabalhadora. O evento de poesia falada, cujo formato foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, também foi tomando as ruas de outros lugares até chegar ao Brasil, cujo primeiro Slam é de 2008. Em 2016, as primeiras experiências com Slam nas escolas resultaram em campeonatos intra/interescolar envolvendo dezenas de escolas em São Paulo.

No CTISM, as Batalhas foram adaptadas para as aulas de Geografia, numa atividade didática envolvendo apenas as turmas de segundos anos e com temática limitada aos conflitos armados mundiais, daí se chamar “Batalhas DESARMADAS de Slam”. A orientação tem sido que os alunos envolvidos façam uma reflexão crítica sobre os interesses geopolíticos por trás destes conflitos e as consequências de toda ordem causadas pela ocorrência, abrangência e permanência destes eventos na vida das comunidades/grupos humanos.

Em 2023, a apresentação final dos poemas autorais dos(as) estudantes teve a  participação de 5 grupos representados por Jean Henrique de Souza Hoefling, Luiza Vargas Dalmolin e Eduarda Leonel Flores da turma 422 do curso Técnico de Mecânica Integrado ao Ensino Médio e Kauã Henrique Ribas Arboith, Júlia Baraldi Grigoletto e Luiza de Lima Chagas da turma 421 do curso Técnico de Eletrotécnica Integrado em Ensino Médio.

Os poemas versaram sobre conflitos na América Latina, Ucrânia, Síria, Sudão do Sul e a Questão Palestina. O ranqueamento, realizado pelo júri escolhido na hora, deu à Luiza Dalmolin a primeira colocação com o poema sobre a Primavera Árabe e a Síria, mas todos foram contemplados com um livro, de presente. Parabéns, Luiza e boa leitura a todos e todas!

Confira cada um dos vídeos clicando nas imagens abaixo: