Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas debate a importância do acesso e permanência de estudantes negros e negras nas instituições públicas de ensino



Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sediou na manhã de 11 de novembro a 14ª edição do Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Africanas, Afro-brasileiras e Indígenas. O evento, coordenado pela professora de história do CTISM, Roselene Pommer, organizado e protagonizado pelos estudantes do curso técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio (CTISM), Laura Ramos, Tainá Leão e Rian Rodrigues, discutiu os desafios e a relevância do acesso e da permanência de estudantes negros e negras nas universidades e demais instituições de ensino públicas. Em 2023, a discussão ganha ainda mais destaque em razão de ser este o ano que marca duas décadas da promulgação da Lei 10.639, que incluiu no currículo oficial da Rede de Básica Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, ampliada em 2008 para abranger também os povos originários do Brasil. Além desta, é o ano em que a Lei 12.711/2012, conhecida como ‘Lei de Cotas’, foi atualizada e sancionada pelo presidente Lula.

A abertura do evento contou com a participação do atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que, por meio de um vídeo produzido exclusivamente para o evento (disponível no link), destacou a relevância de se debaterem temas caros à democracia no Brasil, como as políticas de cotas e ações afirmativas, que representam estratégias importantes para o enfrentamento do racismo estrutural. Além do ministro, o deputado estadual e atual presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Valdeci Oliveira, também se fez presente e ressaltou o quão importante é a promoção de momentos em que a reflexão e o debate sobre a temática sejam oportunizados aos estudantes e à comunidade escolar.

Logo após, os mais de 100 participantes do público presente nesta edição do Ciclo puderam assistir ao documentário “Quando a UFSM é a nossa casa”, um vídeo paradidático que busca sensibilizar a comunidade estudantil e a sociedade em geral sobre os desafios enfrentados pelas juventudes negras nos espaços universitários. Na sequência, o público foi agraciado pela apresentação musical do acadêmico Ricardo Viçosa, a qual precedeu a roda de conversa intitulada “O Acesso e Permanência de Estudantes Negros e Negras no CTISM/UFSM” que promoveu reflexões sobre as vivências de estudantes negros e negras nos diversos espaços da universidade. Para debater esse tema,  estiveram presentes na roda Orlando de Lima Cavalheiro, servidor do CTISM, Ricardo Viçosa da Silva, egresso do curso Técnico em Eletrotécnica (CTISM) e estudante de Comunicação Social da UFSM, Cícero Santiago, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Campus Canoinhas), Maria Rita Py Dutra, Doutora em Educação (UFSM) e Émelin Coimbra, estudante do curso de Artes Visuais e Plásticas da UFSM e participante do documentário.

O evento não apenas trouxe à tona a relevância da temática, mas também reforçou o compromisso do CTISM, enquanto instituição pública de ensino, em promover a diversidade e combater as desigualdades raciais. O debate continuará a impulsionar ações concretas para garantir um ambiente formativo mais inclusivo e equitativo para todos, todas e todes. Uma dessas ações, aprovada pelos estudantes presentes ao final do evento, será a produção, durante o ano de 2024, de um documentário com fins paradidáticos que abordará as experiências e percepções de estudantes negros e negras egressos de cursos técnicos do CTISM, o qual deverá ser publicizado na 15ª edição do Ciclo.

As/o estudantes que organizaram o evento agradecem pela presença e pelo apoio de todos, todas e todes

*Crédito das imagens: Professora Raquel Bevilaqua (CTISM/UFSM)

Foto#1: Estudantes organizadores do XIV Ciclo – Laura Ramos, Tainá Leão e Rian Rodrigues (curso técnico em Informática para a Internet integrado ao Ensino Médio – CTISM/UFSM)

Foto#2: público presente no evento: mais de 100 participantes, incluindo estudantes e servidores do CTISM

Foto#3: participantes da roda de conversa (da esquerda para a direita): Maria Rita Py Dutra, Cícero Santiago, Orlando de Lima Cavalheiro, Émelin Coimbra e Ricardo Viçosa da Silva

Foto#3: participantes da roda de conversa (da esquerda para a direita): Maria Rita Py Dutra, Cícero Santiago, Orlando de Lima Cavalheiro, Émelin Coimbra e Ricardo Viçosa da Silva

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-8865

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes