Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

INAUGURAÇÃO DA COLEÇÃO LITERÁRIA – ESPERANÇANDO



Projeto Esperançando inaugura Coleção Literária e estimula o hábito de leitura entre adolescentes:

Na manhã do último dia 09/12, na sede do projeto de extensão Esperançando, na antiga Reitoria da UFSM, foi inaugurada a coleção literária Esperançando. O evento marcou o acesso de adolescentes das instituições de acolhimento de Santa Maria, participantes do projeto desde 2019, a uma rica seleção de mais de 300 livros infantis e juvenis, todos provenientes de uma bem-sucedida campanha de doação voltada exclusivamente à literatura.
A professora Raquel Bevilaqua (CTISM/UFSM), responsável pela campanha e pela organização da coleção literária, acredita que o fomento aos hábitos de leitura deve ser contínuo. “Apenas arrecadar livros e entregá-los aos adolescentes pode não ser suficiente para formar novos leitores. Por isso, ao longo de 2023, trabalhamos com rodas de leitura em que textos literários eram lidos e discutidos com eles.”
A proposta das rodas de leitura é proporcionar o contato com o universo literário de forma dinâmica e criativa, buscando despertar o interesse pela leitura em um contexto marcado pelo excesso de informações e tecnologia. “Em um mundo de telas e excesso de informação que pulverizam nossa atenção, a leitura literária pode ser uma excelente forma de desenvolver a atenção e a concentração, duas capacidades imprescindíveis para a aprendizagem e o bom desempenho escolar”, acrescenta a professora, ressaltando a importância da literatura na construção da subjetividade e nas relações sociais, gerando empatia e apurando os sentimentos.
No evento de inauguração, os adolescentes puderam participar de uma gincana literária que contou com atividades que aproveitavam trechos de obras arrecadadas para proporcionar muita diversão e interação com os livros. Apesar de nem todos serem ainda fãs de leitura, os adolescentes consideram importante poder contar com livros que sejam interessantes e que tratem de temas do universo juvenil.
A iniciativa do projeto Esperançando não apenas enriquece o acervo literário desses jovens, mas também destaca a importância de estratégias criativas e educativas para estimular o hábito da leitura, promovendo o desenvolvimento intelectual e emocional dos participantes.

Crédito das imagens: acadêmicas da UFSM Paula Silveira Gomes e Luiza Reis

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-8884

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes