Durante os dias 19 e 20 de maio, ocorreu a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf/ Andifes) em Brasília. O evento contou com a participação do diretor do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Prof. Rafael Adaime Pinto e do Coordenador da Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFSM (CEBTT), Prof. Marcelo Freitas da Silva. Para Rafael, esta é uma oportunidade de trocar experiências entre gestores, o que torna o trabalho mais eficiente.
Entre os principais pontos discutidos na reunião estiveram: políticas de financiamento, carreira dos servidores de educação, estrutura dos cargos, orçamento e programas voltados para inclusão e qualificação profissional. Rafael destaca que a comunicação entre Escolas Técnicas Vinculadas à Universidades Federais e o Ministério da Educação é essencial para a identificação e atendimento das necessidades dos estudantes. Além disso, ele reitera a importância de fortalecer programas de qualificação, como o Programa Mulheres Mil. “Esse programa promove a formação profissional e tecnológica articulada com aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ano passado o CTISM participou do programa e novas turmas serão ofertadas ainda neste ano”, comenta.
Na ocasião, ocorreu também a eleição para a Diretoria do Conselho e composição das Câmaras de Planejamento e Orçamento, Recursos Humanos e Ensino.

Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.