Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe Ministro da Educação com foco na ampliação das Escolas Técnicas 



No dia 21 de agosto, o diretor do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Rafael Adaime Pinto, participou de um evento em Santa Maria que contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Marcelo Bregagnoli. Autoridades da UFSM, como o reitor Luciano Schuch e a vice-reitora Martha Adaime, também estiveram presentes.

Após o evento, o Ministro Camilo e sua comitiva fizeram uma breve visita à UFSM. Durante a recepção ao Ministro da Educação e ao Secretário da SETEC, conduzida pela Reitoria da UFSM, foi entregue um ofício elaborado conjuntamente pelas direções do CTISM e do Colégio Politécnico. O documento reforça a relevância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a necessidade de expansão das Escolas Técnicas vinculadas à Universidades Federais (ETVs), em sintonia com a política nacional que tem anunciado investimentos nos Institutos Federais. O texto também relembra que o Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades (CONDETUF)  já havia protocolado um plano de expansão para as ETVs contemplando os dois colégios da UFSM.

Em 2024,  a CONDETUF elaborou um plano estratégico para consolidação e expansão da Educação Profissional e Tecnológica nas ETVs. A proposta foi apresentada pela diretoria do Conselho, em conjunto com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Representando a ANDIFES, na época, o Reitor da UFSM Luciano Schuch realizou a apresentação oficial do plano. Ainda em 2024, os colégios da UFSM contabilizaram 2.883 matrículas em cursos técnicos, segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha, consolidando a universidade como a maior do país em número de estudantes matriculados nesse nível de ensino entre as instituições que possuem escolas técnicas vinculadas.

Como resultado dos acordos, o Ministro da Educação assumiu o compromisso de incluir as Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais no próximo projeto de lei para a ampliação da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-10884

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes