O projeto “CTISM 360°: Aproximando a comunidade ao colégio através de um tour virtual” completou um ano de vida. Seu objetivo é inserir a comunidade interna e externa na realidade do Colégio por meio de um tour virtual. A ideia é que as pessoas possam percorrer todo o CTISM– desde a entrada, passando pelos corredores e laboratórios– para que conheçam a estrutura e compreendam o que é feito ali, de forma remota pela internet.
A ação é coordenada pela administradora do Departamento de Relações Empresariais e Comunitárias (DREC) do CTISM, Vanessa Martins Valcanover, e conta com o apoio e participação dos técnicos-administrativos Alisson Fernando Back, João Senna de Andrade da Rosa, além do professor Fábio Teixeira Franciscato.
“A ideia surgiu quando estávamos aqui no DREC conversando sobre a câmera Gopro que temos aqui no CTISM. Lembramos que, durante a pandemia, diversos museus e universidades fizeram tours virtuais e entendemos que essa é uma forma de aproximar a comunidade externa do Colégio, mostrando o que é possível desenvolver aqui”, afirma a coordenadora.
As imagens em 360° são feitas com a câmera pela coordenadora do projeto, Vanessa. No momento, ela está finalizando o processo de capturar as fotos dos laboratórios do prédio 05 para poder montar o tour e disponibilizá-lo ao público. O servidor João Senna, participante do projeto, é o encarregado do desenvolvimento da aplicação web proprietária do tour virtual.
Posteriormente, a ideia é ampliar a captura das fotos para os outros anexos do CTISM, permitindo que a comunidade também tenha acesso a esses locais de forma virtual.
Caso você, docente, tenha interesse em incluir imagens do seu laboratório para no tour, envie um e-mail para vanessamvalcanover@ctism.ufsm.br.
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.