Nathan dos Santos Rossi, de 15 anos, é aluno do primeiro ano do curso Técnico em Internet das Coisas Integrado ao Ensino Médio do CTISM e alcançou um feito impressionante: a medalha de prata na 27° Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
Quando descobriu a existência da Olimpíada, procurou o auxílio de professores que pudessem apoiá-lo na preparação para as provas. A docente Luciana Lourega, que leciona a disciplina de algoritmos, foi quem deu todo suporte necessário para Nathan. A primeira e segunda fases da OBI ocorreram no CTISM, e a terceira foi realizada no Colégio Militar de Santa Maria.
Sobre o desempenho nas provas, Nathan destaca: “Apesar do nervosismo, para mim valeu muito a pena ter me dedicado e esforçado para essa Olimpíada. Ela vai ficar marcada para mim como uma das maiores conquistas da minha vida.”
Além de ter conquistado a medalha de prata nacional, Nathan foi convidado para participar da Semana Olímpica, evento que será promovido em dezembro, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para os alunos que alcançaram as medalhas de ouro e prata na Olimpíada.
Para Nathan, a emoção de receber o convite foi indescritível. “Fiquei muito feliz quando descobri que tinha ganhado a medalha, mas, quando fui convidado para a Semana Olímpica, quase pulei de alegria. Isso representa um presente da OBI e é uma motivação para que cada vez mais estudantes queiram entrar na área da programação.”
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação do CTISM.
Imagem: Acervo pessoal de Nathan dos Santos Rossi