Na última sexta-feira, dia 13 de março, o CTISM recebeu um Banco Vermelho. A iniciativa faz parte de uma campanha do Governo Federal que busca conscientizar a população acerca da importância do combate à violência contra mulher e o feminicídio.
Durante a inauguração do banco, a professora Luciana Lourega falou, em nome da direção do Colégio, sobre a importância de todas as pessoas combaterem a violência de gênero: “Que esse banco sirva para que a gente possa refletir e agir, e que nós, mulheres, possamos ter o respeito da sociedade”, afirma.
Além dela, a estudante do Curso Técnico em Internet das Coisas Integrado ao Ensino Médio, Krystal Cardoso Rosa Gomes, também falou sobre a iniciativa: “o banco vermelho não é apenas um banco, ele é quase um pedido de socorro por tantas mulheres que perderam a vida pelo simples fato de serem mulheres. Isso não deveria acontecer no mundo de hoje, todos nós somos fruto de uma mulher”.
Representando a reitoria da UFSM, esteve presente no evento a professora Isis Portolan dos Santos, que faz parte da Assessoria do Vice-Reitor. Ela realizou uma fala abordando a relevância do CTISM se aliar à luta contra a misoginia. “O que é a democracia universitária sem a presença das mulheres? Gostaria de parabenizar o CTISM por se juntar à luta, especialmente por ser uma área majoritariamente masculina”, destaca.
A violência contra a mulher pode se manifestar de diversas formas, como violência física, psicológica, patrimonial, sexual, entre outras. Para denunciar, ligue 180.
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo da Assessoria de Comunicação Institucional do CTISM (NCI/CTISM).
Fotos: Alexandre Fortes.