Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

VIII Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras

Técnico-Científicos Publicado: 25 setembro 2018 - 15:39 Última modificação: 25 setembro 2018 - 15:39 Ouvir

CTISM - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - Santa Maria

25/11/2018 08:00 - 25/11/2018 12:00

Descrição

O CEHCAB é um evento anual que o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) realiza desde 2010. A cada edição, uma temática é elencada para ser pesquisada pelos estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados do CTISM. Na atual edição, foi trabalhada a história e os aspectos culturais dos povos originários do continente africano. Os trabalhos iniciaram com o ano letivo de 2017, quando os estudantes foram desafiados a elaborarem, em grupos, seus projetos de pesquisa. Na sequência, com apoio bibliográfico e documental, as informações foram sistematizadas para, no terceiro momento, serem produzidos os resumos publicados no Caderno do VIII CEHCAB. As informações e reflexões produzidas serviram, também, para a organização dos banners usados nas apresentações que compõem a programação do VIII CEHCAB.

Desde a sua primeira edição, o CEHCAB contou com o apoio efetivo de Vilnes Gonçalvez Flores Junior, conhecido como Nei D’Ogum. Ativista político, defensor das causas dos grupos sociais minoritários negros e LGBTs e importante referência religiosa em Santa Maria, Nei faleceu em agosto deste ano. O VIII CEHCAB e os trabalhos aqui referendados constituem a nossa homenagem e o nosso reconhecimento à luta de Nei, “afrogay periférico e de alta autoestima”, como gostava de se apresentar.

Comissão Organizadora

• Roselene Gomes Pommer (Coordenadora Geral)
  • Douglas Bregolin
  • Franciele de Oliveira
  • Isadora Barrios
  • Marta Nunes
  • Raiane Tólio
  • Raquel Bevilaqua
  • Zípora Rosauro
8h–8h15 Credenciamento;
8h15–8h30 Abertura — Homenagem a Nei D’Ogum;
8h15–9h Palestra — DOS LAÇOS ENTRE JOSÉ E INNOCÊNCIA: TRAJETÓRIAS DE UMA FAMÍLIA NEGRA ENTRE A ESCRAVIDÃO E A LIBERDADE NO RIO GRANDE DO SUL Franciele Rocha de Oliveira – Mestre em História/UFSM
9h–10h Exibição e discussão do vídeo “Preto, Pobre e Puto”, que retrata a trajetória militante do afrogay Nei D’Ogum Franciele Rocha de Oliveira e Marta Nunes
10h–10h15 Intervalo
10h15–10h30 Lançamento do Caderno de Trabalhos do VIII CEHCAB
10h30–11h30 Apresentação de banners sobre história dos povos africanos por estudantes dos 3º anos cursos técnicos integrados do CTISM.

Inscrição para ouvinte

não disponível