Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Automação Industrial I

Apresentação:

O Laboratório de Automação Industrial oferece aulas práticas de controle de processos, de instrumentação industrial, de CLP (Controlador Lógico Programável), de automação industrial, de energias renováveis, entre outras ações de aplicabilidade do conhecimento teórico aprendido nos cursos.

Responsável: Leandro Roggia | Prédio: 05D, Sala: 306 | E-mail: roggia@ctism.ufsm.br

Bancadas de CLP (controlador lógico programável): possuem CLP, chaves, botões, LEDs, display, sirene, conversores, relés, entre outros, que permitem realizar testes práticos de execução de programas em linguagem ladder e diagrama de blocos funcionais. O CLP pode ser programado através do próprio dispositivo ou via comunicação com computador, permitindo também leitura e monitoramento em tempo real. Dispositivos externos também podem ser conectados à bancada através de módulos de entrada e saída.

Bancadas de automação: possuem CLP, IHM (interface homem-máquina), sensores industriais e residenciais diversos (analógicos e digitais) e atuadores diversos (analógicos e digitais) que podem operar de maneira individual ou integrada em diversos processos. O CLP permite realizar testes práticos de execução de programas em 5 diferentes linguagens de programação. Pode interagir com os sensores e atuadores, computador, bem como com a IHM através de protocolos de comunicação.

Bancadas de controle de processos: permitem implementar diferentes algoritmos de controle de processos (contínuos ou discretos) para as variáveis de nível, vazão, pressão e temperatura. As variáveis podem ser monitoradas através de computador, IHM ou dispositivos físicos na bancada. Os algoritmos de controle podem ser executados em CLP embutido ou computador. Possuem também diversos sensores (analógicos e digitais) e atuadores (válvulas, motores, aquecedores, entre outros) para interação nos processos

Bancada de energias renováveis: possui painel fotovoltaico, gerador eólico, bateria, inversor de frequência e diversas cargas que podem ser alimentadas pela energia gerada. Possui também controlador de carga para o painel fotovoltaico e motor com velocidade variável controlada acoplado ao gerador eólico para acioná-lo na ausência de vento em laboratório. A bateria pode armazenar a energia excedente ou alimentar as cargas. Dispositivos de proteção, manobra e monitoramento também fazem parte da bancada.