Apresentação:
Esse laboratório viabiliza aulas práticas no tocante à realização de soldas utilizando os processos por oxigás, os processos por arco elétrico com eletrodos revestidos, os processos por MIG/MAG, o processo por arame tubular, o processo por TIG, o processo por arco submerso e, ainda, o processo de soldagem por resistência (solda ponto).
Também, são efetuadas atividades inerentes à preparação de juntas para a realização de soldas, tais como o corte de chapas e de perfis e a preparação de chanfros.
Responsável: Romario Mauricio Urbanetto Nogueira | Prédio: 05, Sala: 155 e 154 | E-mail: romario@ctism.ufsm.br
Um laboratório de soldagem é um espaço dedicado ao estudo, prática e desenvolvimento de técnicas de união de materiais metálicos, proporcionando um ambiente controlado para experimentos, treinamentos e inovação tecnológica.
Processo MIG/MAG: Utiliza um arco elétrico e um eletrodo de arame protegido por gás inerte (MIG) ou gás ativo (MAG). Ideal para soldagem eficiente de diversos materiais, com destaque para a rapidez e a versatilidade no uso industrial.
Soldagem Oxiacetilênica: Emprega uma chama de alta temperatura gerada por uma mistura de oxigênio e acetileno, permitindo a soldagem, corte e brasagem de vários metais. É reconhecida pela sua versatilidade e ajuste da chama conforme a necessidade do material.
Soldagem TIG: Utiliza um eletrodo de tungstênio não consumível e gás inerte para proteger a solda, ideal para materiais finos e não ferrosos, oferecendo alta precisão e qualidade superior das soldas, especialmente em indústrias que demandam acabamentos limpos e precisos.