Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Presença de alunos do Curso de Nutrição da UFSM campus Palmeira das Missões, no Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição em Teresina-Piauí.

Durante as férias ocorreu o Encontro Nacional d@s Estudantes de Nutrição (ENENUT), organizado pela Executiva Nacional d@s Estudantes de Nutrição (ENEN) e Comissão Organizadora local.   O ENENUT é o fórum máximo de deliberação nacional, do qual participam com direito a voz e voto, todos e todas as estudantes dos cursos superiores de nutrição do Brasil inscritos no encontro. O ENENUT tem como objetivo discutir sobre as questões concernentes ao Brasil e atualizar a discussão sobre o papel do Movimento Estudantil de Nutrição (MEN), propor mecanismos de ligação entre este e a conjuntura política geral dos estudantes, além de levantar e deliberar propostas.

Esse ano o ENENUT aconteceu na Universidade Federal do Piauí, em Teresina entre 31 de julho a 6 de agosto e contou com aproximadamente 250 estudantes de todas as regiões do país. Com o tema “Reformulação: saúde, sistemas alimentares e sociedade”, assuntos importantes e atuais foram discutidos, como: “Soberania e Segurança Alimentar: Direto de todos”, “Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos”, “Agroecologia e Economia Solidária”, “Precarização e Privatização do Sistema Único de Saúde- SUS” entre outros.

Estudantes do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participaram do encontro. O coordenador do Diretório Acadêmico Josué de Castro Arlan Machado (atual representante nacional da Região Sul da ENEN) juntamente com as estudantes Suelén Moraes e Janaína Salvador representaram os (as) estudantes da UFSM, onde debateram sobre a atual situação do curso e do MEN.

Nos momentos finais do encontro, na plenária regional, @s representantes da região Sul do país que estavam presente no encontro, se reuniram para debater onde seria o Encontro Regional d@s Estudantes de nutrição (ERENUT) na região Sul e quem seriam @s representantes da Coordenadoria Nacional e Regional da ENEN. Estavam presentes @s estudantes Arlan Machado, Suélen Moraes e Janaína Salvador (UFSM) , Mariana Espíndola Robin, Rigel Marroquin, Helena Soares dos Santos, Dafne Pavão, Isadora Liberato, Gabriela Reis da (UFRGS) e Marcela Ferreira (IPA).

Foi deliberado que a universidade sede do ERENUT será a UFSM, e que o representante nacional da ENEN da região sul continuará o estudante Arlan Machado. E @s coordenadores regionais serão: Suélen Moraes, Janaína Salvador, Mariana Robin e Rigel Marroquin.

A posse da nova gestão da ENEN e a decisão dos dias e o tema que abordará o ERENUT serão no RONEBAN: Reunião dos Órgãos da ENEN e Conselho Nacional de Entidades de Base de Nutrição. Previsto para os dias 11,12,13,14 e 15 de novembro de 2016, na Bahia, na Universidade Federal da Bahia. Onde a presença d@s futur@s estudantes é de suma importância para dar andamento à agenda da Executiva.

ene