Feira do Livro de Palmeira das Missões acontece de 7 a 10 de Novembro

Com o slogan “Ler, contar e encantar”, a Feira do Livro de Palmeira das Missões terá várias atrações e atividades durante os quatro dias do evento (7, 8, 9 e 10 de Novembro). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 10 mil pessoas devem circular pela praça Nassib Nassif nos dias da feira.

A intenção do evento é incentivar o hábito da leitura, o consumo de obras literárias e o contato entre autores e leitores. Segundo a organização a programação desta edição, mais uma vez, bateu recorde de atrações artísticas e literárias.

O campus da UFSM de Palmeira das Missões, estará presente no evento com “Contação de Histórias”, “Encontro de Biblioterapia”, Oficina de Fotografia e demais atividades recreativas com os visitantes.

Confira abaixo a Programação da Feira do Livro de Palmeira das Missões.

07/11/2018 (quarta-feira)

15 horas – Cortejo literário onde alunos e professores de escolas locais, bem como os organizadores do evento, fazem um chamamento à comunidade local em um animado cortejo literário saindo da praça Paulo Ardenghi (Vila Velha), percorrendo a Avenida Independência até a Rua Sete de Setembro, anunciando as atrações e assinalando festivamente o início da programação;

20 horas – Abertura oficial e cerimonial no palco principal, contando com a presença de autoridades locais e regionais, convidados especiais, apoiadores e patrocinadores, além de estudantes, professores e comunidade em geral;

21 horas – Apresentação com o Grupo Tholl, que vem a Palmeira das Missões trazendo o espetáculo Cirquin. São danças, acrobacias, técnicas circenses e muitos romances em uma montagem insipirada no teatro mambembe, onde quatro personagens apaixonam-se pela bailarina do circo. Todos viajam em busca do amor, seja no voo das acrobacias, nos movimentos das danças ou nas modalidades circenses, num mundo de imagens fortes e alegóricas.

08/11/2018 (quinta-feira)

08 horas – Abertura dos estantes à visitação;

08h30min – Encontro com o escritor Mario Pirata;

09 horas – Encontro com a escritora Gabriela Salsicha;

09h30min – Espetáculo Com águas me alinhavo (Grupo Cambaio de Teatro);

10h30min – Encontro com o escritor Rodrigo Keller;

13h30min – Abertura dos estandes à visitação;

14 horas – Encontro com o escritor Mario Pirata;

14h30min – Encontro com a escritora Gabriela Salsicha;

15 horas – Espetáculo Os peraltas;

15h30min – Encontro com o escritor Rodrigo Keller;

16 horas – Encontro com a escritora Hilda Camara;

19 horas – Abertura dos estandes à visitação;

19h30min – Encontro com o escritor local Eno Renato;

20 horas – Encontro com o escritor local Rudimar Santos;

20h30min – Encontro com o escritor local Marcelo Milani;

21 horas – Encontro com a escritora local Tatiana Begnini;

21h30min – Pocket show Música e literatura com Duca Leindecker.

09/11/2018 (sexta-feira)

08 horas – Abertura dos estantes à visitação;

08h30min – Encontro com a escritora Marcia Funke Dieter;

09 horas – Encontro com o escritor Rani de Souza;

09h30min – Participação especial Programa AABB Comunidade;

10 horas – Encontro com o escritor Thomas Machado (vencedor The Voice Kids);

13h30min – Encontro com a escritora Marcia Funke Dieter;

14 horas – Peça teatral A caixa mágica;

15 horas – Encontro com o escritor Thomas Machado;

16 horas – Espetáculo O andarilho de rodapé (Grupo Cambaio de Teatro);

19 horas – Abertura dos estandes à visitação;

19h30min – Lançamento do livro alusivo aos 60 anos da Escola Celeste Gobbato (com o escritor local Romulo Chaves);

20 horas – Encontro com a escritora local Celia Gobbato;

21 horas – Encontro com a escritora local Gabriela Goergen e Átila Roesler;

21h30min – Pocket show com Thomas Machado.

10/11/2018 (sábado)

08 horas – Abertura dos estandes à visitação;

08h30min – VIII Festival Municipal de Danças (atração de abertura manhã e tarde: Grupo Poli&dancing – Escola Polivalente)

A literatura através do movimento: a arte da dança encontra a arte da palavra. Apresentações de dança escolar pelos alunos integrantes da rede municipal de ensino de Palmeira das Missões. O tradicional festival, a exemplo de edições anteriores, retorna ao palco da Feira do Livro, recebendo visibilidade e incentivando a arte do movimento e da expressão entre o público escolar. Muitos autores denominam a literatura como a arte da palavra, seja através da escrita de diferentes estilos textuais, da contação de histórias, oralidade e multimídias, motivo pelo qual, através da criatividade e da inovação, podem ser estabelecidas muitas conexões com a dança, que é a arte do corpo e da expressão dos movimentos humanos. Categorias: Anos Finais do Ensino Fundamental (manhã); Anos Iniciais e Educação Infantil (tarde)

13h30min – Continuidade do festival

Programação paralela:

– Contação de histórias em diferentes espaços durante toda a programação;

– Sessões de autógrafos, lançamentos e relançamentos de livros;

– Oficinas de lazer e recreação;

– Praça de alimentação e food truck;

– Sebo solidário (Grupo Amor animal);

– Mostra de trabalhos das escolas municipais;

– Lançamento do projeto Correio Literário, da Escola Estadual Carimela Pugliesi Bastos, na Pra Nassib Nassif.

cartaz feira