Na última sexta-feira (15) foi realizada a Aula Inaugural do curso de Pedagogia EaD do Projeto Universidade Aberta do Brasil – UAB, Polo de Palmeira das Missões. Na ocasião, o diretor do campus, professor Rafael Lazzari, deu as boas-vindas a todos e destacou que, para a UFSM, os acadêmicos do curso são membros da universidade e é assim que devem se sentir.
Para o coordenador do Polo, professor Luis Carlos Zucatto, o momento foi de integração e reflexão para o início do semestre. “Considera-se que os acadêmicos de um curso na Modalidade EaD, por não serem privilegiados com encontros presenciais regulares têm, nesses momentos, a possibilidade de interagirem com colegas, docentes, tutor, coordenação do Polo e direção do campus. É importante enfatizar que a UFSM faz um esforço significativo para a manutenção do Polo, dentro do campus de Palmeira das Missões, disponibilizando infraestrutura física aos acadêmicos dos cursos presenciais, além de prover a coordenação e secretaria, assim como materiais de expediente, entre outros. No caso dos demais polos, essa estrutura toda é mantida pelas prefeituras municipais”, salientou o coordenador.
Durante a aula, foi realizada uma dinâmica da Linha do Tempo, na qual os participantes refletiram desde a chegada à universidade até o momento atual e ainda elaboraram uma projeção para os próximos anos.
Segundo o tutor, João Souza, o curso de Pedagogia do polo tem grande importância para a região por se tratar da formação de professores. “Em um cenário como o atual, é imprescindível uma formação docente sólida. A partir deste semestre, se dá a consolidação de uma parte mais teórica do currículo do curso, de modo que nos próximos já comecem as incursões ao ambiente escolar e à sala de aula, com os estágios”, explicou.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM