Aconteceu no dia 25 de setembro no auditório da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, a oficina “Vulnerabilidades Sociais e Risco Social”, promovida pelo grupo do Eixo I – Vulnerabilidades Sociais do Programa de Educação pelo Trabalho – PET Saúde/Interprofissionalidade. O grupo tem como um de seus objetivos desenvolver ações coletivas interprofissionais e intersetoriais que minimizem as situações de vulnerabilidades sociais de indivíduos, famílias e comunidades que vivem em territórios de três Estratégias Saúde da Família (ESF) no município. Para atingir esse objetivo, uma das ações é a Educação Permanente em Saúde (EPS) com as equipes de Saúde da Família (SF).
Estiveram presentes na oficina, 50 profissionais das equipes, acadêmicos dos cursos de graduação em Enfermagem, professores, preceptores e acadêmicos bolsistas dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Ciências Biológicas do PET em uma roda de conversa com a convidada Fabiana Milesi, assistente social da Secretaria Municipal da Saúde. A convidada apresentou conceitos de vulnerabilidades sociais e riscos sociais e organizou cinco grupos para discussão de casos de famílias em situação de vulnerabilidades sociais e intervenções na rede de atenção. Os grupos se reuniram, trouxeram casos reais do trabalho e apresentaram as vulnerabilidades e as ações.
Para a professora Ethel Bastos da Silva, as discussões foram ricas e esclarecedoras. “A problematização a partir da realidade vivencial somada às informações científicas promoveram a reflexão dos participantes. Esta oficina contribuiu para a qualificação na formação acadêmica e dos profissionais para atuar com esta problemática em seus territórios”.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM