Pró-Reitoria de Extensão realiza a 2ª edição do Fórum Regional Permanente de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) realiza na próxima terça, 05, a segunda edição de 2019 do Fórum Regional Permanente de Extensão em Palmeira das Missões. O evento, que é aberto a toda a comunidade regional, será realizado às 14h na Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira das Missões e tem o intuito de ouvir as demandas da comunidade regional, além de fortalecer o vínculo da UFSM nas cidades que abrigam os campi da instituição.

O Fórum Regional Permanente é o instrumento pelo qual a UFSM pode ouvir as necessidades sociais, que dessa forma auxiliam na orientação de criação de novos projetos e programas de extensão – ações práticas da Universidade desenvolvidas na comunidade. Além disso, os dados coletados também são utilizados como critérios para a divisão dos recursos financeiros na Extensão.

Atualmente a UFSM desenvolve mais de 1.300 projetos, programas e ações de Extensão, e está presente em 147 cidades gaúchas, além de ações em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Outras formas de contribuir

Além dos Fóruns de Extensão, realizado semestralmente em todos os campi da UFSM, a Pró-Reitoria de Extensão também disponibiliza uma plataforma virtual de coleta de dados. A plataforma, disponível no site da PRE, fica aberta o ano inteiro para que a comunidade possa eleger a prioridade em cada região de atuação da UFSM e contribuir na aplicação de recursos na extensão.

Em 2019, a PRE iniciou um projeto piloto para facilitar a participação das comunidades no apontamento das demandas, distribuindo cópias impressas e adaptadas às escolas de Santa Maria. A expectativa é que até o dia 20 de dezembro todos os dados coletados sejam processados e disponibilizados à comunidade acadêmica e externa.

Texto: Wellington Hack/ Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Andrea Ortis/ Pró-Reitoria de Extensão