Pró-Reitoria de Extensão da UFSM ouve as demandas de Palmeira das Missões e região

A partir das prioridades apontadas pela comunidade e dos dados coletados pela plataforma online, a PRE irá orientar a criação de novas ações de extensão a serem realizadas pelo campus

Foi realizado na tarde de terça-feira (05) o Fórum Regional Permanente de Extensão em Palmeira das Missões. A cidade foi a segunda a receber o Fórum, que está percorrendo todos os campi da UFSM para conhecer as demandas das regiões de abrangência da Universidade. O evento contou com a presença do pró-reitor de extensão substituto, Rudiney Soares Pereira, o diretor do campus da UFSM Palmeira das Missões, Rafael Lazzari, o vice-prefeito de Palmeira das Missões, Lucio Borges, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vilande, além de representantes de entidades públicas e privadas da região, comunidade acadêmica e comunidade externa.

Durante a abertura do Fórum, o vice-prefeito da cidade destacou o papel da UFSM na região das Missões. De acordo com Borges, é possível apontar um antes e um depois na cidade de Palmeira com presença da instituição. Fernando Vilande, presidente da Câmara de Vereadores, lembrou que a Extensão realizada pela UFSM contribui para suprir algumas carências que a comunidade enfrenta. Além disso, Vilande ressaltou o papel de multiplicadora que universidade tem na região.

Para o diretor do campus da UFSM de Palmeira da Missões há uma cobrança da sociedade para que a universidade desempenhe o papel de promotora de desenvolvimento regional. Neste sentido, Lazzari destacou a extensão universitária como importante agente na consolidação de mecanismos para promoção do bem-estar e do desenvolvimento social.

Atualmente, o campus da UFSM Palmeira das Missões realiza cerca de 41 ações de Extensão sendo a grande maioria na área da saúde e da educação.

Demandas regionais

Durante o Fórum, as principais demandas levantadas pela comunidade foram relacionadas à educação. Dentre as prioridades levantadas estão cursos voltados à formação de professores da educação básica e do ensino técnico, além de parceiras com a Coordenadoria Regional de Educação para a promoção de ações para auxílio no ensino e aprendizagem de matérias básicas – português e matemática. Também foi sinalizado pela comunidade a importância do desenvolvimento de ações de extensão em outras cidades da região, como levantado por representantes da cidade de Novo Barreiro.

A partir dessas prioridades apontadas pela comunidade e dos dados coletados pela plataforma online, a PRE irá orientar a criação de novas ações e definir os critérios de divisão dos recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX).

Texto: Wellington Hack – Pró-reitoria de Extensão

Revisão: Assessoria de Comunicação UFSM-PM