No dia 22 de novembro, os integrantes dos 5 eixos trabalhados pelo PET-Saúde/Interprofissionalidade (1- Vulnerabilidades Sociais; 2- Educação Interprofissional em Saúde; 3- Ações Integrativas e Complementares em Saúde; 4- Organização da Atenção Nutricional e 5- Gestão em Rede), reuniram-se para a apresentação dos relatórios parciais realizados durante o primeiro ano de atividade.
Segundo a professora Fernanda Sarturi, responsável pelo programa, os participantes apresentaram as principais ações que foram desenvolvidas junto à comunidade de Palmeira das Missões. “Também apresentamos algumas mudanças curriculares, especialmente em uma disciplina curricular de graduação que nós criamos e que vai entrar em vigor no ano que vem. Então, foi uma tarde de confraternização e de apresentação do relatório parcial desse ano para que a gente consiga trazer não só o que a gente desenvolveu até agora, mas o que é preciso em relação ao planejamento para o ano que vem”.
Entre os participantes do programa, estão acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição. Ivânia Mundstochk, acadêmica do 8º semestre do curso de Enfermagem, faz parte do eixo 5 – Gestão em Redes. O grupo da estudante apresentou a trajetória realizada para a implementação das atividades propostas pelo eixo. “Hoje a gente está aqui para falar um pouco sobre a trajetória do eixo, apresentar para os serviços de saúde que vieram participar desse evento o que a gente vem fazendo de atividades na comunidade. Queremos mostrar desde como começou isso e até aonde andou o nosso projeto”. Henrique de Arruda, acadêmico do curso e Ciências Biológicas e integrante do Eixo 4 – Organização da Atenção Nutricional, comenta que além de apresentar o cronograma para o próximo ano, o objetivo foi mostrar as atividades realizadas neste primeiro ano de implantação do programa na comunidade. “A gente realizou diversas atividades nas ESFs (Estratégia Saúde da Família), como capacitações com os agentes de saúde sobre diversos temas, como por exemplo, capacitação interprofissional e orientação nutricional, além de rodas de conversa com os pacientes das unidades aqui de Palmeira das Missões”.
O PET – Saúde/Interprofissionalidade tem como objetivo potencializar atividades de integração ensino-serviço-comunidade utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional em Saúde (EIP) com foco no desenvolvimento do SUS. Além dos acadêmicos de Ciências Biólogicas, Enfermagem e Nutrição, participam também do programa docentes e profissionais de saúde locais que desenvolvem atividades na rede de serviços de saúde do município.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM