Na última quarta-feira (15), a Cooperativa de Crédito Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG publicou o seu Relatório anual 2019. Neste, estão destacadas as principais ações desenvolvidas pela organização no último ano, entre elas, destaca-se a iniciativa Aceleração Regional (p.30):
“Para apoiar no processo de desenvolvimento coletivo local e regional da região de sua abrangência no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Cooperativa em parceria com a UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, construiu um estudo para estimular e subsidiar as discussões relativas aos desafios, oportunidades e potencialidades presentes na região.
Focada neste propósito, as duas instituições organizaram um amplo diagnóstico, através de pesquisa que envolveu seis pesquisadores e um grupo de 180 entrevistados, formado por lideranças, representantes de entidades, formadores de opinião e associados. O grupo também avaliou números de plataformas disponíveis, como IBGE, para detectar as principais demandas de cada município.
Através deste estudo, foi criada a iniciativa Aceleração Regional, que terá continuidade nas cidades que tiverem interesse em aproveitar os dados coletados para discutir alternativas de desenvolvimento.
Para divulgar o que foi tabulado durante a pesquisa, dois eventos foram realizados. O primeiro em Rodeio Bonito, no dia 10 de dezembro, com a apresentação das informações dos municípios na área de abrangência no RS, e outro em Maravilha, no dia 11 de dezembro, com o resultado das cidades do lado catarinense”.
O Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA-UFSM) agradece pela oportunidade e pelo convite para somar esforços no processo de planejamento do desenvolvimento regional do Médio Alto Uruguai do estado do Rio Grande do Sul e do extremo Oeste do estado de Santa Catarina.
Para acessar o conteúdo completo do relatório anual da Cooperativa Sicredi clique AQUI.
Para acessar os resultados da iniciativa Aceleração Regional clique AQUI.