Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prevenção ao suicídio no contexto da pandemia de Covid-19 foi tema de webinar na UFSM-PM



Durante o evento, foi dado destaque ao sofrimento produzido pelo atual cenário mundial e o quanto isso pode contribuir para o adoecimento mental das pessoas, com possibilidades de presença de ideação suicida, tentativa e até mesmo o suicídio propriamente dito.

Na última quinta-feira (24), foi realizada a webinar “Estratégias de prevenção ao suicídio no contexto da pandemia COVID-19”. A atividade, alusiva ao setembro amarelo, foi promovida pelo grupo PET Enfermagem UFSM-PM e Grupo de Estudos em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidado em Saúde (GENVULC), vinculado ao Grupo de Estudos sobre o Cuidado nas Etapas do Desenvolvimento Humano (GECEDH) da UFSM-PM.

As palestrantes convidadas foram Solange Maria Schimidt Piovesan, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, especialista em Saúde Pública e Mestra em Educação nas Ciências; e Anelise Beheregaray, psicóloga na Clínica Integra, de Cruz Alta-RS, especialista em gestão de pessoas, formada em Terapia Sistêmica e Clínica Infantil.

Participaram da webinar, cerca de 50 participantes, dentre professores, estudantes, profissionais e técnico-administrativos em educação interessados na temática. Segundo a professora Leila Mariza Hildebrandt, co-tutora do PET Enfermagem UFSM-PM, a discussão desse tema é imprescindível nesse momento em que as pessoas vivenciam um contexto de insegurança, isolamento social e perdas de diversas ordens, desde perdas financeiras à morte de familiares e amigos pela Covid-19. “Associado a isso, situações de violência física e psicológica têm feito parte desse contexto. O sofrimento produzido por esse cenário pode contribuir para o adoecimento mental das pessoas, com possibilidades de presença de ideação suicida, tentativa e até mesmo o suicídio propriamente dito. Os serviços de saúde pública têm enfrentado dificuldades para dar conta dessas demandas. Desde modo, discutir o tema que envolve o suicídio e construir estratégias de prevenção e de intervenção é fundamental para minimizar riscos e diminuir o sofrimento das pessoas. Debates dessa natureza também contribuem muito na formação acadêmica de futuros enfermeiros”, destacou a docente.

Para Andressa Castelli Rupp, acadêmica do 5° semestre de enfermagem, integrante do GENVULC e Bolsista do PET – Saúde/Interprofissionalidade, este tema remete a uma questão importante a ser abordada em todos os contextos, principalmente no meio acadêmico. “Interações, mesmo que de forma virtual, neste momento em que não podemos nos encontrar pessoalmente, mantêm o vínculo fazendo com que nós estudantes nos sintamos acolhidos. O tema abordado reforça o quanto é essencial estarmos atentos e sermos solidários com as pessoas à nossa volta. Essa discussão contribui na formação acadêmica para ampliar a compreensão da atual conjuntura do Sistema Único de Saúde frente à dificuldade de atenção à Saúde Mental. Além disso, como seres humanos e estudantes da área da saúde, é necessária a luta contra o preconceito e minimização de doenças mentais, com foco no combate ao suicídio”.

Para conhecer mais sobre os trabalhos realizados pelos grupos, siga @genvulcufsmpm e @petenfpm no Instagram.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-4643

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes