2ª Edição do VIII Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM-PM contou com a apresentação para a comunidade externa de 5 projetos de Extensão do campus

A 2ª edição do VIII Fórum Regional Permanente de Extensão teve como intuito dialogar com a comunidade externa e expor as ações de extensão realizadas pela UFSM-PM no município e região

Na última quarta-feira (20), foi realizada a 2ª edição do VIII Fórum Regional Permanente de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões, promovido pela Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão da Pró-reitoria de Extensão. Dessa vez, o evento foi aberto à comunidade externa, com transmissão ao vivo via YouTube, com o intuito de dialogar com a comunidade e expor os trabalhos de extensão desenvolvidos na Universidade.

Na ocasião, também foi apresentada a Plataforma de Coleta de Dados que alinha o Fórum Regional Permanente de Extensão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Os dados coletados na plataforma, irão servir como base para o direcionamento de recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), da UFSM.

O evento contou com a presença, na sala virtual, do diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, do pró-reitor de extensão, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, do pró-reitor adjunto de extensão, professor Rudiney Pereira, assim como professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos. No primeiro momento do evento, as autoridades tiveram um espaço de fala e depois foi iniciada a apresentação de algumas ações de extensão da UFSM Palmeira das Missões.

Nesta edição do fórum, foram apresentados cinco trabalhos, sendo eles:

– Consulta em Puericultura: contribuições para a saúde, serviço e formação, coordenado pelo professor Leonardo Bigolin Jantsch. O projeto é voltado para o curso de enfermagem e tem como objetivo principal fortalecer e realizar a consulta em puericultura (atendimento às crianças recém-nascidas e com até 12 anos de vida) nas Unidades Básicas de Saúde de Palmeira das Missões. Atualmente, o projeto está presente em três Estratégias de Saúde da Família (ESF) no município.

– Programa de Educação para o Trabalho (PET) Saúde/Interprofissionalidade, apresentado pela professora Fernanda Sarturi. O projeto tem como objetivo inverter a lógica do ensino tradicional, a fim de aproximar os estudantes ao campo prático da rede de atenção à saúde e de vivências com grupos de profissionais de diferentes áreas, além de desenvolver diferentes ações voltadas para a área da saúde e capacitação de pessoas no ramo.

– Plantas Medicinais de Uso Popular no Rio Grande do Sul, exposto pela professora Tânea Maria Bisognin Garlet e pela aluna Paola Naiara Conti. O projeto tem como intuito divulgar conhecimentos e informações sobre as espécies de plantas medicinais mais utilizadas no estado do Rio Grande do Sul, assim como destacar a sua importância para o uso sustentável da biodiversidade, através de diferentes ações, que abrangem desde a divulgação de cartilhas até a criação de um Jardim Medicinal na cidade de Palmeira das Missões.

– O Lúdico e o Brinquedo Terapêutico como possibilidade para o cuidado de Enfermagem, coordenado pela professora Andressa da Silveira, que tem como objetivos promover espaços de educação em saúde por meio do lúdico, promover espaços de aprendizado nos diferentes contextos de saúde que atendem crianças e adolescentes de Palmeira das Missões e fomentar saberes e práticas a partir das necessidades de saúde.

– Empresa Júnior: espaço de formação técnica e interpessoal entre alunos do curso de Zootecnia, apresentado pela aluna Caroline Garcia Tasso. A empresa júnior de Zootecnia tem como objetivo prestar consultoria e assistência técnica aos produtores rurais da região, de maneira a contribuir para o crescimento dos pequenos agricultores no interior do Rio Grande do Sul, além de fomentar o empreendedorismo por meio da melhoria na produtividade e qualidade dos produtos de pequenas propriedades.

Ao final das apresentações, foi aberto um momento para questionamentos, perguntas e demais contribuições da comunidade interna e externa.

Para quem não teve a oportunidade de acompanhar a live, é possível assistir ao Fórum de Extensão da UFSM Palmeira das Missões no canal do YouTube da Pró-reitoria de Extensão

Texto: Giovanna Gomes Fernandes – Estagiária de Relações Públicas

Edição: Isabel Malheiros – Relações Públicas