Na última quinta-feira (28), o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Sr. Edson Brum, ministrou, no Auditório da UFSM Palmeira das Missões, a palestra “Incentivos do Governo do Estado a empresas e novas indústrias”. O evento foi realizado em uma parceria conjunta entre o Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Rio da Várzea, UFSM-PM e a Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), e fez parte da Programação Geral das Comemorações dos 15 anos da UFSM-PM.
O objetivo da palestra foi destacar a retomada socioeconômica do Rio Grande do Sul durante o período pandêmico. Também foram apresentadas as iniciativas para modernização de alguns serviços que o governo presta, com enfoque no desenvolvimento econômico. O professor e um dos organizadores do evento, Nelson Guilherme Machado Pinto, constatou que esses serviços, em geral, trataram da desburocratização, principalmente para abrir uma empresa e para adquirir uma série de benefícios fiscais. Nelson sintetiza a importância da palestra, apresentando que: “Tratamos da questão da gestão fiscal responsável, que seria os municípios não gastarem mais do que arrecadam”. O professor ainda explica que a vinda do secretário parte da ideia que a Universidade, junto com o COREDE e com auxílio da AMZOP vem tentar trazer para a região uma espécie de polo, ou parque tecnológico”.
Partindo da mesma proposta, o Secretário de Desenvolvimento Econômico também destacou a interação entre os centros UFSM-PM, AMZOP E COREDE “A educação é fundamental. O que o cérebro não conhece as mãos não transformam. Por isso, é importante termos a Universidade, a Escola Técnica Estadual, o Sistema S (conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional) ajudando e qualificando a mão de obra, para que estejam preparados para trabalhar na região”.
De acordo com os organizadores, além da comemoração dos 15 anos da UFSM-PM, a palestra é uma articulação para fortalecer e demonstrar nesses anos de trajetória, o quanto o campus trabalhou para o desenvolvimento regional.
Texto: Augusto Scavazza – Estagiário de Relações Públicas
Edição: Isabel Malheiros – Relações Públicas