Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PET-SAÚDE: Gestão e Assistência da UFSM-PM inicia atividades em Palmeira das Missões



O grupo iniciou o trabalho de planejamento e operacionalização das atividades a serem implementadas em Palmeira das Missões.

Na última quarta-feira (20), o grupo PET – Saúde: Gestão e Assistência da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, realizou o primeiro encontro de boas-vindas aos integrantes do programa aprovado em junho de 2022 em resposta ao Edital nº1/2022, seleção para o programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET-SAÚDE-2022/2023). Na oportunidade, o diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, acolheu os integrantes e convidados para dar início a mais uma atividade da instituição que integra o ensino, serviço e a comunidade de Palmeira das Missões.

O grupo iniciará oficialmente as ações no dia 1º de agosto, porém já está em planejamento e operacionalização das atividades a serem implementadas. Com um total de 61 participantes, sendo esses acadêmicos, tutores, preceptores e fomento do Ministério da Saúde, o programa tem como objetivo implementar e fortalecer as ações de formação pelo trabalho no Sistema Único de Saúde, qualificando recursos humanos em todos os níveis de atenção à saúde para atuação colaborativa junto à organização de fluxos e itinerários ampliados de gestão e assistência.

Ao todo, participam do PET-Saúde 61 pessoas, entre acadêmicos e docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição e preceptores.

Mais uma vez, o PET – Saúde integrará os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição do campus da UFSM-PM, e tem a coordenação da professora Fernanda Sarturi. “O Programa contará com cinco Grupos de Aprendizagem Tutorial pensados a partir da realidade do ensino, da pesquisa e da extensão de dez docentes, os professores Leonardo Jantach, Giovana Higashi, Tanea Garlet, Isabel Colomé, Darielli Fontana, Rafael Soder, Elaine Gonsales, Neila Santini de Souza, Greisse Leal e Vanessa Kirsten. Soma-se a isso, a dialogicidade com nosso território de saúde a fim de qualificar a formação para o trabalho em saúde”, explica Sarturi.

Ainda conforme a coordenadora do programa, os cinco eixos de atuação dos Grupos de Aprendizagem Tutorial foram definidos conforme a necessidade local dos serviços de saúde, sendo eles, no EIXO GESTÃO: 1) Avaliação e Monitoramento em Saúde; 2) Organização de Serviços de Saúde e Mudanças no Modelo de Atenção à Saúde; 3) Gestão do Trabalho em Saúde; e no EIXO ASSISTÊNCIA: 4) Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde; 5) Atenção às Demandas e aos Procedimentos Eletivos.

 

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-6719

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes