Apresentação do Plano de Reurbanização da UFSM-PM foi realizada em Palmeira das Missões

No último dia 07 de dezembro, a Direção da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, realizou a cerimônia de Apresentação do Plano de Reurbanização da UFSM-PM.

O Projeto de Paisagismo e Arborização para o campus de Palmeira das Missões, coordenado pelos professores Olavo Avalone Neto e Veronica Garcia Donoso, contou com a participação da docente Viviane Dal-Souto Frescura e foi desenvolvido pelas discentes Jamile Poliana dos Santos Marques, Julia de Souza Braga, Karoline Falkemcack, Sélia Maria Wontroba e Pedro Henrique Taschetto Marin, além da colaboração de vários outros docentes, técnicos e profissionais.

O trabalho desenvolvido busca atender a uma demanda do campus da UFSM em Palmeira das Missões por um projeto de arborização e paisagismo com o objetivo de melhorar a infraestrutura e possibilitar a estruturação de um parque urbano com espaços adequados de convívio e permanência. O pedido do projeto foi realizado pela direção da UFSM-PM em maio de 2021 e, já no mês de junho do mesmo ano, uma equipe multidisciplinar foi formada e começou o trabalho para atender a demanda da instituição. “Nosso compromisso nesta etapa foi, então, a elaboração deste projeto paisagístico e também de arborização, dos passeios e área de convivência do campus e, no final, nós fizemos um pouco a mais dado o nosso envolvimento e também amor que tivemos por todo este projeto”, explicou a professora Veronica Garcia Donoso. “A ênfase do nosso projeto sempre foi pensar na possibilidade de executar isso ao longo de um período de tempo”, comentou o professor Olavo Avalone Neto. O docente salientou que a ideia foi criar o plano estruturador de urbanização para que, à medida que a universidade tenha verba, esse planejamento possa servir de base. Neto ainda lembrou que o estudo integrou ainda o trabalho que está sendo desenvolvido pelo curso de Engenharia de Transporte e Logística, também da UFSM-CS, que está fazendo um projeto de acesso ao campus de Palmeira das Missões.

Conforme a direção da UFSM-PM, o projeto será encaminhado à Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) para que a implantação do projeto possa iniciar assim que possível.

O diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, agradeceu a todos que contribuíram para a construção deste grande projeto. “Temos dito, sistematicamente, que a nossa projeção do futuro é que o campus seja um motivo de visitação para as pessoas virem a Palmeira das Missões. Seguramente, este trabalho vai fazer uma grande transformação e a marca registrada de vocês ficará neste campus por muitos anos. Agradeço aos professores e alunos que, prontamente, aceitaram este desafio. O objetivo é a transformação, é ter um lugar melhor para trabalhar, estudar, viver e ser feliz. Este é o nosso grande objetivo aqui no campus de Palmeira das Missões,” salientou.

O reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, também estava presente na cerimônia e parabenizou os profissionais e estudantes que trabalharam no plan. Schuch frisou a importância de um planejamento como este que visa a participação da comunidade para dentro do campus. “Quando a gente consegue parar e planejar, que é o que está sendo feito aqui, planejar a expansão, planejar as áreas de convivência, a gente tem um norte muito claro e facilita depois para os gestores e para nós conseguir implantar este projeto gradativamente. Assim, em um tempo adequado, a gente estará com um campus remodelado, um campus que atraia as pessoas, que seja uma área de convivência, porque a universidade além de gerar conhecimento, ciência e formar os profissionais, é um local de convivência, um local que a gente vai interagir”.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM