Nesta quinta-feira (03), o diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, e o vice-diretor, Daniel Graichen, divulgaram uma Nota de Orientações a respeito dos animais abandonados no campus.
Conforme a nota, os diretores lembram que os problemas relacionados ao abandono de animais, especialmente cães, na UFSM-PM iniciou desde a instalação da UFSM em Palmeira das Missões. “Esses animais passam sofrimentos por aqui, haja vista, que este não é o local adequado para viverem. Embora tenha-se a sensibilidade para com estes, de outro lado, temos também situações inconvenientes por parte destes animais, como agressão a pessoas em uso de motocicletas, acesso as lixeiras em busca de alimentos, e alguns fazem suas necessidades fisiológicas dentro dos prédios”.
Em seguida, os diretores salientam o que foi feito nos últimos 4 anos para tentar solucionar esses problemas: Foi “notificado o Ministério Público Estadual por orientação da Procuradoria Jurídica da UFSM, solicitado e efetuada audiência pública com a presença dos vereadores e com a presença da procuradora do município, que anunciou uma série de medidas a serem adotadas pelo poder municipal, entretanto, até o presente momento nenhuma dessas foi implementada. Também temos insistido e cobrado da prefeitura uma solução, mesmo que seja a médio e longo prazo, contudo, a inércia do poder público é aviltante”.
Por fim, os diretores salientam que “as servidoras terceirizadas não têm a incumbência rotineira de limpar as excretas dos animais dentro dos prédios, já que isto não consta explicitamente nos seus contratos de trabalho”. Dessa forma, os diretores pedem o apoio de toda a comunidade acadêmica: “solicitamos a todos nossos servidores que procurem evitar ao máximo a circulação de animais dentro dos prédios. Para tanto, a direção do campus roga a todos os servidores e estudantes que evitem trazer/facilitar o ingresso desses animais no interior dos prédios, para que tenhamos um ambiente mais limpo e higiênico”.
Para conferir a Nota na íntegra clique aqui.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM