
Na quinta-feira, 15 de maio de 2025, o professor Leonardo Bigolin Jantsch, do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM campus Palmeira das Missões e integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil (GPESMI), reuniu-se com enfermeiras do município de Trindade do Sul/RS para a realização de uma atividade de educação continuada sobre a consulta de puericultura. O encontro proporcionou trocas de conhecimentos e experiências sobre a importância desse tipo de consulta, bem como do papel fundamental do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS) na promoção e prevenção de agravos, contribuindo para a redução da morbimortalidade infantil.
A proposta da capacitação foi qualificar e aprimorar o atendimento prestado às crianças, especialmente aquelas com menos de dois anos de idade, por meio de práticas fundamentais para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. A atividade também buscou fortalecer ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e criação de vínculos com as famílias do município.
A capacitação contou com uma abordagem teórico-prática, utilizando manequins e materiais didáticos para discutir aspectos técnicos e teóricos do cotidiano da consulta de puericultura. O enfoque foi o empoderamento do enfermeiro nesse processo de cuidado.
Esse momento reforça o compromisso do município com a educação continuada e com a oferta de um cuidado qualificado às famílias da comunidade local, com foco na atenção à saúde infantil. Outro ponto importante da atividade foi o fortalecimento da atuação clínica do enfermeiro, por meio da ampliação de conhecimentos para avaliação e condutas voltadas à população pediátrica.
Durante o encontro, foram abordados marcos regulatórios da consulta de enfermagem em puericultura, o exame físico e particularidades do período neonatal — especialmente nas primeiras consultas — além dos principais aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento infantil.
O professor Leonardo destacou o compromisso da UFSM-PM com o fortalecimento da comunidade regional por meio da extensão universitária. Ele também ressaltou a importância dos financiamentos institucionais e interinstitucionais, como os editais de bolsas COREDE e ODH/UFSM, pelos quais foi contemplado em 2025.
As profissionais de saúde participantes saíram motivadas a organizar estratégias adequadas à realidade do município, com o objetivo de aplicar os conhecimentos no cotidiano das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Uma nova capacitação, solicitada pelas enfermeiras, já está prevista para o mês de junho, com foco nos principais agravos à saúde.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM