Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa Progredir é lançado em Palmeira das Missões



Na manhã do dia 18 de junho, foi formalizada a implantação do Programa Progredir Palmeira das Missões por meio da assinatura de um Termo de Cooperação entre a Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões (UFSM-PM) e a Prefeitura Municipal. A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Cidadania e pela Incubadora Social da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

A cerimônia contou com a presença do diretor do campus, professor Adriano Lago; da professora Adriane Cervi Blümke, coordenadora do Programa no município; do responsável pelo Gabinete de Projetos da UFSM, Miguel Arboitte; do secretário municipal de Assistência Social, Davi Piovesan, acompanhado por sua equipe do CRAS; além do vice-prefeito Regis Lorezoni.

Durante o encontro, foi apresentada uma retrospectiva do programa no campus sede, em Santa Maria, ressaltando sua relevância na qualificação profissional gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A proposta do Progredir Palmeira é oferecer oportunidades concretas de formação e, consequentemente, ampliar as possibilidades de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a professora Adriane, “esse momento representa um passo importante para nós enquanto universidade, uma vez que, por meio da qualificação e da educação profissional, podemos contribuir com o desenvolvimento do município”. Ela destacou ainda que está aberto o edital para submissão de propostas de cursos por parte de servidores da UFSM, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs). Os proponentes receberão o valor de R$ 89,28 por hora/aula via GECC.

Os cursos poderão ter carga horária entre 20 e 50 horas, sendo voltados exclusivamente ao público do CadÚnico e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade social. O credenciamento de propostas será fundamental para que as formações atendam às demandas identificadas pelo CRAS local, promovendo uma ação extensionista alinhada com as necessidades da comunidade.  

O edital pode ser acessado aqui. 

Assessoria de Comunicação UFSM-PM, com informações da Coordenadora do Projeto, profa. Dra. Adriane Blümke.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-9337

Publicações Recentes