Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM-PM integrará Conselho Estadual de Turismo na gestão 2026-2028



Posse dos novos conselheiros para a gestão 2026 – 2028

Tiago Zardin Patias foi indicado pela Região Turística Cultura e Tradição para representar a região no CONETUR, ampliando a participação da UFSM-PM nas discussões sobre o turismo no Rio Grande do Sul

 

A Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões (UFSM-PM) terá um representante no Conselho Estadual de Turismo (CONETUR) durante a gestão 2026-2028. O professor Tiago Zardin Patias foi indicado pela Região Turística Cultura e Tradição para integrar a nova gestão do Conselho. A posse dos conselheiros ocorreu no dia 25 de agosto, em Porto Alegre.

A Região Turística Cultura e Tradição é formada pelos municípios de Chapada, Constantina, Ernestina, Novo Barreiro, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rondinha e Sarandi. A indicação de Tiago para representar a região no CONETUR está relacionada à atuação desenvolvida junto aos municípios por meio de projetos voltados ao fortalecimento do turismo regional.

O CONETUR reúne representantes de órgãos da Administração Estadual, da sociedade civil e do Sistema S, além de integrantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Assembleia Legislativa, da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul e representantes das 29 regiões turísticas do Estado.

 

Atuação da UFSM-PM no turismo regional

 

A Região Turística Cultura e Tradição tem sido uma das áreas de atuação do projeto de extensão “Estratégias e Alternativas para o Desenvolvimento Regional Sustentável”, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e do Departamento de Administração da UFSM-PM, sob coordenação do professor Tiago Zardin Patias. Contemplado pelo Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), o projeto desenvolve ações voltadas ao fortalecimento e à promoção do turismo regional. Entre as iniciativas estão a elaboração e implementação de planos municipais de turismo e o desenvolvimento de roteiros turísticos.

Um dos resultados desse trabalho é o roteiro turístico rural “Caminho dos Ervais”, criado com o propósito de valorizar a cultura da erva-mate, o turismo rural e a identidade territorial do município. A iniciativa também busca fortalecer as agroindústrias rurais familiares e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor, especialmente para o turismo em espaços rurais.

De acordo com Tiago, a atuação com o turismo regional teve início em 2018, com projetos voltados à criação e ao fortalecimento de roteiros turísticos. Ao longo desse trabalho, também foi identificada a necessidade de ampliar a participação dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. “O trabalho com o turismo regional vem desde 2018, com os primeiros projetos que buscavam estimular roteiros turísticos regionais. Com o desenrolar do trabalho, fomos percebendo que vários municípios da região não estavam no Mapa do Turismo Brasileiro. Dessa forma, fomos colaborando para que buscassem a regularização, abrindo caminho para investimentos públicos e privados na região”, explica o professor.

A atuação junto aos municípios também contribuiu para a indicação de Tiago à presidência do Fórum da Região e, consequentemente, suplente no CONETUR, juntamente com o empreendedor turístico Cleomar Faé, de Constantina. “Agora temos mais um desafio, em conjunto com o empreendedor turístico Cleomar Faé, de Constantina, na representação da região junto ao CONETUR, sendo esta uma grande responsabilidade”, destaca Tiago. Para o professor, a participação no Conselho representa uma oportunidade de ampliar a contribuição da universidade nas discussões e na formulação de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo e dos municípios que integram a região.

 

Sobre o CONETUR

 

O Conselho Estadual de Turismo (CONETUR) é um órgão superior de assessoramento à Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR/RS). Entre suas principais atribuições estão a proposição de diretrizes, o fornecimento de subsídios e a contribuição para a elaboração e implementação da Política Estadual de Turismo.

 

Divisão de Divulgação Institucional UFSM-PM

Prof. Tiago Zardin Patias, indicado pela Região Turística Cultura e Tradição para integrar a nova gestão do CONETUR
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-10458

Publicações Recentes