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Instagram

O Instagram é uma rede social de publicação de fotografias/imagens e vídeos diversos. É possível compartilhar fotografias tratadas (com filtros e edições) do próprio Instagram para outras redes sociais como Facebook e Twitter. O Instagram possui dinâmica de conteúdo diferente do Facebook. O objetivo do Instagram se caracteriza no feed, quase como um álbum de fotos/uma exposição de arte. A rede é a que mais cresceu em 2018 e conta, atualmente, com 1 bilhão de usuários. O Brasil é o quarto país que mais usa o Instagram.

Assim como no Facebook, no Instagram há dois tipos de contas: as de pessoas físicas e as públicas (para empresas, blogs pessoais). A diferença entre elas é que na segunda é possível receber os relatórios de alcance e visibilidade da página.

Quaisquer que sejam as páginas, públicas ou de pessoas físicas, é possível curtir e comentar as fotos/vídeos. O Instagram determina o intenso uso de hashtags (#) para que seja possível encontrar imagens correlatas ao tema da #, por exemplo, #UFSM.

Em 2016, uma atualização do Instagram fez surgir os Stories – publicações que são disponibilizadas somente por 24 horas no formato retrato e tratam de conteúdos mais instantâneos, como avisos rápidos, coberturas de eventos, etc. Os stories, pela sua característica temporária, indicam a criação de conteúdos voltados para o dia-a-dia.

 

 

Orientações para Conteúdo

 

FEED: privilegia-se uma preocupação estética, uma vez que o Instagram tem em sua base a divulgação de fotos e vídeos. Dessa forma, é possível divulgar conteúdos artísticos, informativos e de relacionamento, desde que esses atentem ao cuidado estético. Fotógrafos devem receber os créditos de suas fotos publicadas.

Exemplo de conteúdo informativo pro Instagram
Exemplo de conteúdo informativo pro Instagram

 

Exemplo de conteúdo estético pro Instagram
Exemplo de conteúdo estético pro Instagram

 

REPOST: é possível fazer o repost de fotos feitas por outros usuários do Instagram. Recomenda-se o compartilhamento de imagens que representem os campi e/ou projetos e o cotidiano da UFSM de forma positiva e que estejam marcadas com alguma hashtag determinada pelo setor ou que marque o próprio setor; 

LEGENDAS: as legendas utilizadas em posts do Instagram devem ser alinhadas com a proposta da fotografia. Veja aqui como usar a legenda para engajar mais o público curtidor. É importante NÃO usar link na legenda, pois demonstra desconhecimento da ferramenta – o Instagram não permite acessar links via legenda, por isso os usuários usam a frase “Link na Bio” ou “Link no perfil” em suas legendas.

HASHTAGS: no Instagram, além de indexarem e categorizarem conteúdos, as hashtags são utilizadas para promover e aumentar visibilidade do post. Portanto, use de forma a descrever a foto e preferencialmente com hashtags que indiquem a UFSM como #UFSM #SouUFSM #UFSMPM #UFSMFW #UFSMCSS. Segundo o TecMundo, as 5 hashtags mais utilizadas no Brasil são: #tbt, #love, #brasil, #amor e #instagood. 

 

Exemplo de uso de hashtags no Instagram
Observe as hashtags institucionais: #UFSM e #SouUFSM e as hashtags de descrição do conteúdo: #Stop #pare

 

STORIES: as publicações nos stories assumem um propósito diferente, já que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Por isso, é possível divulgar notícias, editais, campanhas, agenda da Universidade, cobrir eventos em tempo real, dar avisos. Os recursos para a construção dos stories podem e devem ser utilizados, tais como textos, hashtags, GIFs, emojis, localização e outras ferramentas como enquetes e perguntas.

 

Periodicidade

 

É indicado que no Instagram haja de duas a três postagens por semana, no mínimo.

É possível montar/programar o feed do Instagram através da periodicidade da página, de forma que haja uma padronização dos dias que serão postadas as fotos, como por exemplo, toda segunda e quinta-feira.

Para os stories, é imprescindível que seja veiculado pelo menos um por dia, tendo o cuidado de postar, no máximo, 5 a 6 stories por vez. Os stories podem ser utilizados também para auxiliar na divulgação de posts do feed. Para conseguir mais visualizações, publique os stories em diferentes horários do dia.

Se a decisão for por postagens em dias fixos, hashtags podem ser utilizadas  de acordo com as datas, como  #motivacionaldesegunda (ver abaixo).

 

Exemplo de conteúdo periódico no Instagram
Exemplo de conteúdo periódico no Instagram para as segundas-feiras

 

Ou pode-se utilizar a hashtag mais conhecida do mundo #TBT (Throw Back Thursday, em português significa lembrança de quinta-feira). Ela deve ser postada obrigatoriamente nas quintas-feiras com fotos antigas de fatos históricos, memórias, atividades anteriores. A utilização dessa hashtag faz com que a publicação tenha mais visualizações.

 

Exemplo de posts #TBT pro Instagram
Exemplo de post usando a #TBT no Instagram