Ir para o conteúdo Coronavírus - COVID-19 Ir para o menu Coronavírus - COVID-19 Ir para a busca no site Coronavírus - COVID-19 Ir para o rodapé Coronavírus - COVID-19
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CARTA ABERTA À SOCIEDADE



Santa Maria, 22 de dezembro de 2020.

Comunicamos que o Observatório Socioeconômico da COVID-19, aprovado no Edital 06/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), edital emergencial Ciência e Tecnologia no Combate à COVID-19 e registrado no Portal de Projetos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob o número 054188, foi pioneiro no Rio Grande do Sul (RS) e no Brasil por abordar a pandemia da COVID-19 pelo aspecto social e econômico, por meio de um portal de acesso a essas informações.

Ao findar este ano de 2020, no qual nos reinventamos em todos os sentidos, o Observatório Socioeconômico da COVID-19 procurou, com transparência, eficiência, ética, diversidade, proatividade e inovação, trazer uma perspectiva socioeconômica para a evolução da pandemia em nossa sociedade. Com uma equipe fixa de 35 membros e mais de 40 membros colaboradores, desafiamo-nos e convidamos a sociedade a refletir com dados, pesquisas e informações sobre a realidade social e econômica do estado e do país.

Tivemos a preocupação de trazer textos oficiais relacionados aos aspectos socioeconômicos por meio de decretos, portarias, leis, resoluções e medidas provisórias. Ao todo, divulgamos 103 textos oficiais em 2020, sendo 70 relacionados ao Brasil e 33 ao contexto do Rio Grande do Sul. Ademais, vivemos uma era informacional, onde o acesso a dados é algo inserido na rotina comum do cidadão. Entretanto, por estarem em diferentes bases de dados e muitas vezes não serem de tão fácil acesso, o Observatório Socioeconômico da COVID-19 procurou montar uma base sólida com dados socioeconômicos para que servissem de subsídios para pesquisas e ações visando diminuir os feitos deletérios desta pandemia em questões econômicas e sociais. Neste sentido, divulgamos, neste ano, um total de 98.110 dados relacionados ao país, ao estado e aos 497 municípios gaúchos.

Além disso, tivemos o compromisso de fazer ciência e construir o conhecimento de maneira conjunta com a comunidade científica. Por meio de convite a diversos profissionais da academia e do setor produtivo, organizamos duas seções de textos, uma para discussão sobre os diversos assuntos de variáveis socioeconômicas impactados pela pandemia a fim de poderem ser analisados com maior acuidade e outra seção de análise de conjuntura para que, de maneira mais rápida e direta, alguns assuntos mais aplicados ao contexto da COVID-19 pudessem ser abordados. Em 2020, publicamos um total de 22 textos para discussão e 17 análises de conjuntura.

Em 2021, queremos contribuir e trabalharmos ainda mais. Serão mais dados disponibilizados, mais textos, uma reformulação do site para facilitar o acesso e um aplicativo mobile para ficarmos mais conectados a vocês. Certamente 2020 não foi o ano mais fácil das nossas vidas, mas com ciência, informação, transparência e esperança em um futuro melhor, ensejamos ter contribuído naquilo que foi possível para superarmos as dificuldades deste ano que se encerra. Que em 2021 possamos debater e alavancar a sociedade em todos os níveis em busca de um futuro melhor.

Até breve!

Atenciosamente,

Equipe do Observatório Socioeconômico da COVID-19

Site: https://www.ufsm.br/coronavirus/socioeconomico/

Facebook: https://www.facebook.com/observatoriosocioeconomicoufsm/

Instagram: https://www.instagram.com/observatoriosocioeconomicoufsm/

Twitter: https://twitter.com/OSE_COVID19

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-820-3900

Publicações Recentes

Nenhuma notícia encontrada para esta seção.