Ir para o conteúdo Enfermagem Ir para o menu Enfermagem Ir para a busca no site Enfermagem Ir para o rodapé Enfermagem
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

2º Dia de Atividades da IX Semana Acadêmica de Enfermagem da UFSM-PM



No segundo dia de atividades da 9ª Semana Acadêmica de Enfermagem da UFSM – Palmeira das Missões, foram abordadas temáticas sobre o protagonismo do enfermeiro no cuidado à saúde na atenção primária à saúde e na área hospitalar. As palestras foram realizadas pelas Professoras Doutoras: Maria Denise Schmidt, Juliana Colomé, Vânia Olivo, Rosângela Marion e Flávia Franciscatto e a Residente multiprofissional Enfª Valentine Cogo.

 

Professora Doutora Maria Denise Schmidt

A Profª Maria Denise Schmidt destacou o protagonismo do enfermeiro, trazendo as realidades de trabalho dos profissionais além das dificuldades de acolhimento dos usuários em determinadas situações. Destacou as condutas de atuação do enfermeiro, Schmidt destaca: “nosso serviço é o atendimento do usuário, se preciso for, deve-se ir atender à domicílio, na escola enfim onde for preciso.” Por fim, enfatiza algumas reflexões que os enfermeiros devem fazer sobre seu trabalho, sobre as atividades que desempenham e suas práticas, questionou alguns dilemas: “temos que ser generalistas ou especialistas, assistencial ou gerencial.”

 

Professora Doutora Juliana Colomé

Na sequência, a Profª Juliana Colomé contextualizou sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, com base no Programa de Educação Tutorial – PET/Saúde interprofissionalidade. Apresentou estatísticas sobre a cobertura da atenção primária de saúde e destacou a importância da formação de parcerias para a educação permanente na rede de atenção à saúde. Professora Vania Olivio, Enfª Residente Valentini, Acadêmica Lalesca Tarone e Profª Neila Santini

No início da tarde a Profª Vânia Olivo abordou a temática “O protagonismo do enfermeiro” e questionou “O que significa ser protagonista?”, e completou “todos tem a importância e protagonismo, desde o recepcionista até o profissional que possui graduação”, usou como metáfora a revoada de pássaros, em que o líder é o protagonista do grupo, mas nem sempre é o chefe da equipe. “A enfermagem tem a capacidade de mobilização, precisamos sair do discurso, o discurso não se sustenta só nas ideias, mas na participação”, diz Olivo. A residente Valentine complementou – É necessário o protagonismo do enfermeiro, mas também a participação dos coadjuvantes para consolidar o trabalho em equipe.

 A última mesa, foi composta pelas expertises do protagonismo de enfermagem na área hospitalar. A Profª Rosângela Marion apresentou sobre os cuidados de enfermagem e as habilidades técnicas por meio das evidências científicas, seguida pela fala da Enfª Flávia sobre a gestão hospitalar e o Sistema Único de Saúde, por fim, a Profª Vânia falou sobre a necessidade de ocupar diferentes espaços de saúde e trabalhar em rede.

A tarde foi finalizada, com o fechamento das palestras e rodas de conversa que enalteceram o protagonismo de enfermagem, as possibilidades e as ações do enfermeiro.

Assessoria de comunicação da UFSM-PM

Colaboração: Profª. Drª. Neila Santini de Souza e Profª. Drª Andressa da Silveira

Renan Moi – Bolsista da coordenação do curso de enfermagem


Publicações Recentes