Ir para o conteúdo Arquivologia Ir para o menu Arquivologia Ir para a busca no site Arquivologia Ir para o rodapé Arquivologia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudante com deficiência intelectual conclui Estágio Supervisionado em Arquivologia



No último dia 13 de setembro, o acadêmico Marthon Militz apresentou as atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado em Arquivologia para um grupo de professores e TAES da Universidade Federal de Santa Maria. Marthon concluiu com êxito as atividades de Estágio, que foram devidamente adaptadas às suas condições de deficiência intelectual a partir das orientações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM.

O estudante realizou Estágio Supervisionado nos arquivos da antiga secretaria do Curso de Arquivologia, atual Laboratório de Experimentação em Arquivística (LEA), organizando documentos do curso no período de 2009 a 2019. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Danilo Ribas Barbiero, sob a supervisão do arquivista Dr. Raone Somavilla. Marthon Militz cumpriu carga horária superior à exigida na disciplina: trabalhou por 165 horas em projeto de arquivo e por 260 horas práticas em estágio, além da carga horária de reuniões e revisões.

Na avaliação dos resultados finais foram consideradas três etapas: diagnóstica, formativa (processual) e somativa. O Estágio Supervisionado requereu ainda três produtos: a organização do arquivo, um registro textual e a apresentação.

Professores, TAES e familiares do acadêmico prestigiaram a apresentação dos resultados do trabalho (Foto: Danilo Ribas Barbiero)

O fim das atividades encerra um ciclo de 11 anos para Marthon Militz, um desafiador e exitoso exercício de inclusão e acessibilidade para professores, TAEs e acadêmicos do curso. Para Marthon, a conquista marca mais um passo em sua brilhante trajetória: em 2019, ele tornou-se o primeiro estudante com deficiência intelectual a defender um Trabalho de Conclusão de Curso na UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-463-1179

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes