1º – O interessado deve acessar o link: https://portal.ufsm.br/documentos/mainMenu.html e entrar com suas credenciais.
2º – Na parte superior esquerda da página deve acessar o botão “Novo”, e depois “Processo”.
3º – No campo “Tipo documental” informar “Solicitação de revisão de avaliação de aluno de graduação (125.31)”. Informar na descrição sobre qual disciplina solicita a revisão ou reconsideração. Clicar no botão “Salvar“.
4º – Na tela seguinte deverão ser adicionados os documentos necessários para abertura, conforme necessidade, sendo o Formulário de solicitação de revisão de avaliação (link no fim da página) item obrigatório. O aluno deve assinar o requerimento eletronicamente, caso já tenha sua assinatura cadastrada no PEN-SIE. Para se cadastrar, basta seguir Passo a passo para assinatura do Termo de Concordância Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE, disponível na Seção ‘Apoio ao usuário’, na página do PEN.
5º – Tramitar para a coordenação do curso para demais encaminhamentos.
– Procedimento para revisão de nota de avaliação de disciplina teórica:
O chefe de departamento terá 3 dias para designar uma banca revisora composta por três docentes. A banca deverá ter em mãos na data da convocação, o gabarito elaborado pelo professor da disciplina, a avaliação realizada pelo aluno e o pedido de recurso encaminhado pelo aluno com a devida fundamentação.
– Procedimento para revisão de nota de avaliação prática:
O chefe do departamento deverá nomear uma banca revisora, composta de 3 docentes, excluindo o professor da disciplina, no prazo máximo de 3 dias úteis do recebimento do pedido. A banca poderá elaborar e aplicar um novo instrumento de avaliação ou utilizar o mesmo instrumento para reavaliar o aluno conforme as peculiaridades de cada disciplina.
A banca revisora terá um prazo de 5 dias úteis, após a sua nomeação, para fazer a revisão e divulgar o resultado.