Ir para o conteúdo Artes Visuais Ir para o menu Artes Visuais Ir para a busca no site Artes Visuais Ir para o rodapé Artes Visuais
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

O curso de graduação em Artes Visuais, nas habilitações de Bacharelado e Licenciatura, objetiva a formação profissionais capacitados à interagir com as manifestações culturais da sociedade contemporânea. Atuando com excelência e habilidade no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em Artes Visuais ou sobre as Artes Visuais. De modo que possam  influenciar, de forma significativa, as manifestações da cultura visual, instituídas ou emergentes, bem como nos diferentes espaços culturais,  em articulação com instituições de ensino,  estimulando a  manifestação do potencial artístico, a  divulgação e o aprimoramento da sensibilidade estética dos diversos atores sociais.

 

Bacharelado em Artes Visuais

Objetiva formar bacharéis em artes visuais, como profissionais capacitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais, com potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual. De modo a privilegiar a apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística, da utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais, e da sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, tendências, obras e outras criações visuais. Revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área das Artes Visuais. Um profissional que além de artista e pesquisador, deve estar preparado para atuar no circuito da produção artística profissional e na formação qualificada de outros artistas, assim como atuar em áreas correlatas, onde se requer o potencial criativo e técnico específicos.

 

Licenciatura em Artes Visuais

Objetiva formar licenciados em artes visuais, como profissionais capacitados para interagir com as manifestações culturais da sociedade na qual se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual. Capacitados para atuar como professores em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA); em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Podendo atuar em espaços de educação não formal, como escolas de arte, museus, ateliês, academias, ONGs e galerias de arte; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Ou empreender de forma autônoma, em empresa voltada ao ensino ou consultoria na área.

O curso de Artes Visuais está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Bacharelado – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de ALTAMIR MOREIRA, a coordenação substituta de TALITA GABRIELA ROBLES ESQUIVEL e a secretaria de CRISTIANO FREIRE ZIMMER.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Lei Federal n. 3.958, Artigo 11, de 13/09/1961 e

Conceitos

Conceito de Curso (2012)
4
Conceito Preliminar de Curso (2017)
4
ENADE (2017)
4

O curso de Artes Visuais está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Licenciatura Plena – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de ALTAMIR MOREIRA, a coordenação substituta de TALITA GABRIELA ROBLES ESQUIVEL e a secretaria de CRISTIANO FREIRE ZIMMER.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos Termos do Par. n. 2.056/75/CFE, por ser oriundo da Lic. em Desenho e Plástica da Fac. de Belas Artes, criada pela Lei n. 3.958/61 e

Conceitos

Conceito de Curso (2014)
3

Notícias
25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadoras/es em Artes Visuais (ANPAP)
Nesta semana, discentes e docentes dos cursos de Artes Visuais e/ou Educação estão participando no 25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadoras/es em Artes Visuais (ANPAP), em Porto Alegre, apresentando suas pesquisas e/ou coordenando simpósios: Marilda Oliveira, Manoela Freitas Vares,…
28/09/2016 - 16:25
Resultado final dos Editais 004/2016, 005/2016 e 006/2016.
A Coordenadoria de Iniciação Científica – CIC/PRPGP/UFSM, após o processo de avaliação dos recursos apresentados, e da avaliação externa regulamentar, divulgou o resultado final dos Editais 004/2016, PIBIC/CNPq/UFSM, 005/2016, PIBITI/CNPq/UFSM e 006/2016, PIBIC ENSINO MÉDIO/CNPq/UFSM. Foram selecionados os projetos da…
04/08/2016 - 12:21
Avaliações 1-2016
01/07/2016 - 15:27
Entregas de trabalhos TCC I e II
Aos alun@s que estão no processo de TCC I e TCC IIA data limite para entrega dos TCCs é o dia 22/06 As avaliações serão dias 29 e 30/06 -a coordenação.
10/06/2016 - 14:17
CHAMADA DE TRABALHOS/CALL FOR PAPERS/LLAMADA DE TRABAJOS: Revista #tear
A #tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, vinculada ao Instituto Federal de Eduação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abre a chamada de trabalhos 2016/2 com o tema Arte e Educação. A revista organizada pela Profª…
07/06/2016 - 18:59