Ir para o conteúdo Ciências Econômicas Ir para o menu Ciências Econômicas Ir para a busca no site Ciências Econômicas Ir para o rodapé Ciências Econômicas
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Questionário sobre o relacionamento dos estudantes com a UFSM pode ser respondido até 14 de outubro pela comunidade



Perguntas são derivadas do Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico dos Cursos de Graduação

A fim de compreender melhor a percepção da comunidade da UFSM sobre as cinco fases do relacionamento dos(as) estudantes com a instituição (pré-ingresso, ingresso, permanência, diplomação e pós-diplomação), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) elaborou um formulário, composto por cinco perguntas, a ser acessado pelas pessoas interessadas em opinar e colaborar com a Universidade.

A consulta pode ser respondida por toda a comunidade da UFSM, contemplando estudantes, docentes e servidores(as) técnico-administrativos(as). Também podem participar aposentados(as) e alunos(as) egressos(as) da instituição.

As questões envolvem desde o contato precoce da UFSM com as escolas de ensino médio, até o fortalecimento de vínculo com as turmas graduadas, passando pelas dificuldades de adaptação e manutenção de muitos alunos que abandonam/trancam o curso ou solicitam transferência.

O formulário segue aberto para participação até o dia 14 de outubro. As questões são derivadas do Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico dos Cursos de Graduação da UFSM. O evento promoveu, ao longo de 2022, encontros com as Unidades Acadêmicas do Campus Sede, bem como com os Campi fora de sede, entidades estudantis e sindicais, além de audiências públicas com as comunidades dos municípios de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria.

O Seminário utilizou a Matriz SWOT como instrumento metodológico, mapeando, em um trabalho colaborativo junto aos envolvidos, as forças e fraquezas do ambiente interno dos cursos de graduação da UFSM. A análise também identificou as situações de risco e as oportunidades externas aos cursos. As respostas obtidas foram, posteriormente, categorizadas.

Em 27 de setembro, houve a apresentação dos resultados do Seminário à comunidade, com participação de coordenações de curso, chefias de departamento e demais docentes, discentes e servidores(as) técnico-administrativos da UFSM, com transmissão pelo Canal da Prograd no YouTube:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-478-1452

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes