Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico vai debater aspectos da graduação na UFSM

Evento prevê encontros com a comunidade interna e externa da UFSM em seus quatro campi

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), definiu o cronograma do Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico dos Cursos de Graduação, a ser desenvolvido no primeiro semestre de 2022.

Os encontros pretendem debater, junto a universitários(as), comunidade em geral e gestores(as) dos campi e unidades de ensino da instituição, aspectos relativos à graduação na UFSM. Serão apresentados, discutidos e avaliados dados importantes dos Cursos de Graduação da UFSM como evasão, taxa de conclusão, Conceito Preliminar de Cursos (CPC), ENADE, taxa de ocupação, entre outros.

As temáticas envolvem desde o pré-ingresso (no contato da Universidade com a realidade das escolas de educação básica), até a pós-diplomação (quando o egresso da UFSM se encaminha para o mundo do trabalho e para as pós-graduações).

Este percurso abrange o debate sobre: as formas de ingresso na instituição; os processos de ensino e aprendizagem; as dificuldades que contribuem para as reprovações, trancamentos de matrícula e evasões; a garantia de condições socioeconômicas de permanência do educando; e a manutenção da saúde biopsicossocial do(a) graduando(a), culminando em seu sucesso acadêmico e sua diplomação.

A metodologia a ser usada nos debates é a matriz de análise SWOT. Ela busca mapear, em uma determinada organização ou situação, as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, em relação a seus ambientes internos e externos, identificando problemas, agentes e soluções.

Participarão dos encontros do Seminário servidores(as) das Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Planejamento (Proplan), além de integrantes do Centro de Processamento de Dados (CPD). Serão convidados membros das Direções de Unidade de Ensino e dos Campi, das Coordenações de Curso, das Chefias de Departamento e das Unidades de Apoio Pedagógico (UAP), buscando estabelecer um diálogo entre titulares, vices, substitutos(as) e secretários(as).

Também serão convidados(as) ao debate a comunidade acadêmica em geral, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos sindicatos de servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as). Estão previstas ainda audiências públicas com as comunidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira as Missões e Santa Maria, municípios onde a UFSM tem seus campi instalados.

Confira o cronograma do Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico:

20/04 – Encontro com entidades sindicais e DCE;

27/04 a 02/06 – Encontros com as Unidades Acadêmicas do Campus Sede:
27/04 – Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH);
28/04 – Centro de Tecnologia (CT);
04/05 – Centro de Ciências da Saúde (CCS);
11/05 – Centro de Educação (CE);
18/05 – Centro de Artes e Letras (CAL);
25/05 – Centro de Ciências Rurais (CCR);
26/05 – Colégio Politécnico;
1º/06 – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM);
02/06 – Centro de Educação Física e Desportos (CEFD);

05 a 19/05 – Encontros com os Campi fora de sede:
05/05 – Campus Frederico Westphalen;
12/05 – Campus Palmeira das Missões;
19/05 – Campus Cachoeira do Sul;

15/06 – Encontro aberto com a comunidade acadêmica;

22/06 – Audiência pública com as comunidades dos municípios de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira as Missões e Santa Maria.

Outras informações podem ser obtidas pelo email prograd@ufsm.br.