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II Jornada Civil e Processual Simulada da Ulbra-Santa Maria



 A II Jornada Civil e Processual Simulada da Ulbra-Santa Maria será mais um evento promovido pelo corpo docente e discente, integrando os acadêmicos das unidades Ulbra, bem como demais universidades convidadas.

 

 O evento será realizado nos dias 26 e 27 de outubro do presente ano e contempla, em suas atividades, professores de direito, advogados, juízes e estudantes da graduação e pós graduação.

A Jornada Simulada é um evento inovador. Elencam-se aqui alguns dos objetivos que orientam e tornam necessária sua realização:

1. Aproximar e enriquecer a relação entre teoria e prática, possibilitando ao profissional em formação o contato com casos ocorridos na realidade forense;

2. Estimular o espírito de debate e contradição, indispensável à formação crítica do futuro profissional do Direito;

3. Criar um ambiente propício ao pensamento crítico e especulativo, proporcionando reflexões acerca dos problemas enfrentados pela sociedade;

4. Entrelaçar e dar maior organicidade às disciplinas de Prática Jurídica, Direito Processual Civil, Direito Civil e Oratória;

 5. Promover a integração dos estudantes de Direito;

 6. Possibilitar aos calouros e estudantes dos primeiros semestres participação no evento, tornando mais atraente a imagem da atmosfera jurídica.

1 ) Banca examinadora

Será composta por três membros, sendo estes profissionais da área de direito.

2 ) Equipes

2.1) As equipes deverão ser compostas por no mínimo sete e no máximo dez alunos, sendo que cada equipe deverá ter alunos de no mínimo seis semestres diferentes.

2.1.1) Cada equipe deverá ter um líder que será indicado no momento da inscrição e que responderá pela equipe nos sorteios e demais atos.

2.2) Com exceção dos alunos da Ulbra/Santa Maria, o semestre dos alunos deverá ser comprovado, na ficha de inscrição, mediante assinatura da coordenação da instituição que irão representar, confome tabela- modelo enviada.

2.3) Com exceção das unidades Ulbra, demais insituições convidadas poderão ser representadas com no máximo três equipes.

3) Inscrições

3.1) As inscrições para os alunos da Ulbra Santa Maria deverão ser feitas na central de atendimento do aluno na unidade Ulbra Santa Maria,  até o dia 20 de outubro de 2012, mediante pagamento de R$ 100,00 (cem reais) e listagem do nome completo de cada componente, indicando o semestre que pertence, conforme tabela-modelo.

3.2 ) A composição da equipe não poderá ser retificada depois da inscrição .

3.3) As equipes que não forem da Ulbra Santa Maria poderão  efetuar a inscrição mediante depósito bancário na conta de n. 45.736-1, Ag. 0126-0, Banco do Brasil, em nome da professora Larissa Lauda Burmann, coordenadora do evento.  A listagem das equipes, bem como comprovantes de depósitos, deverão ser enviadas  até o dia 20/10/2012 para o seguinte email: larissa.burmann@ulbra.br

3.4) O número máximo de inscrições será de 12 equipes.

4) Dinâmica da jornada

4.1 ) Cada equipe irá figurar como autor ou como réu em uma espécie de audiência simulada, dependendo do sorteio a ser realizado no ato.

4.2) No dia 22/10/2012 todos os líderes das equipes irão receber, mediante o email fornecido no ato da inscrição, todos os possíveis casos hipotéticos a fim de estudarem as possibilidades de formar uma acusação ou defesa de forma oral.

4.3) No primeiro dia do evento, após as devidas solenidades, serão realizados os três primeiros sorteios de casos e forma que irão atuar (autores ou réus) para as primeiras 06 equipes participantes, quais serão verificadas por sorteio no ato.

4.4) Realizado o primeiro sorteio, as duas equipes terão 05 (cinco) minutos para se prepararem e, tão logo, deverão se posicionar no palco para dar seguimento ao evento.

4.4.1) As equipes terão 10 (dez) minutos para explanar suas fundamentações ao atuarem como autores ou réus, tendo 05 (cinco) minutos para réplica ou tréplica, caso julgarem pertinente.

4.5) Após a divulgação do resultado da primeira disputa, será realizado um novo sorteio para as equipes seguintes e, assim, na mesma dinâmica.

4.6) Todo o trabalho dos acadêmicos deverá ser demonstrado/apresentado de forma oral por um ou vários integrantes da equipe.

4.7) As formas de eliminação serão por pontuação ou sistema “mata-mata”, conforme for o estágio de disputa.

4.8 ) As equipes poderão ser auxiliadas por um profissional da área, entretanto, este não poderá estar no palco com a equipe.

4.9) No palco, não será permitida a utilização de qualquer instrumento eletrônico, como notebooks, tablets, telefones celulares e etc, sob pena de desclassificação.

Exemplo da dinâmica com 12 equipes

1° MOMENTO – SISTEMA MATA MATA –as notas irão servir apenas para critério de desempate, sendo que a equipe perdedora na disputa irá direto para repescagem.

A x B – vencedora A

C x D – vencedora C

E x F – vencedora E

G x H – vencedora G

I x J – vencedora I

L x M – vencedora L

2°MOMENTO – REPESCAGEM – SISTEMA MELHOR PONTUAÇÃO – as notas da primeira disputa serão zeradas; neste segundo momento, as equipes perdedoras no 1º MOMENTO disputarão entre si e, dessas disputas, as equipes que alcançarem as duas maiores pontuações disputarão o terceiro momento juntando-se com as vencedoras do 1° MOMENTO.

B X D       F X H         J X M

3°MOMENTO – PRÉ FINAL 01 – MATA MATA – as notas irão servir apenas para critério de desempate, sendo que o critério será

A X 2ª melhor pontuada na repescagem – vencedora estará na pré final 02

E X 1ª melhor pontuada na repescagem  – vencedora estará na pré final 02

I X L – vencedora estará na pré final 02

C X G – vencedora estará na pré final 02

4°MOMENTO –PRÉ FINAL 02 – MATA MATA

A X E  – vencedora estará na final

I X C – vencedora estará na final

5°MOMENTO – FINAL – MATA MATA

A X I

E X C – irão disputar o terceiro lugar

5 ) Critérios de avaliação

5.1) Critérios objetivos (peso 7,0)

A ) Conhecimento jurídico.

B) Interdisciplinaridade.

C) Argumentação oral.

D) Cumprimento do tempo para argüição e defesa.

5.2) Critérios subjetivos (peso 3,0)

E) Raciocínio lógico.

F) Postura pessoal e coletiva.

6) Critérios de desclassificação

A) Ofensas aos integrantes da própria equipe e da contrária, jurados e ouvintes presentes.

B) Descumprimento de qualquer item do presente edital.

C ) Uso de equipamento eletrônico no momento da disputa

6.1) Demais eventualidades, serão deliberadas no ato pela comissão organizadora.

7) Critérios de desempate

A) Nota na disputa direta

B) Nota na primeira disputa

C) Sorteio

8 ) Acadêmico Ouvinte

A ) O acadêmico ouvinte poderá fazer sua inscrição até o dia 25-10-2012 na central de atendimento do aluno na unidade Ulbra Santa Maria ou no dia 26-10-2012 no evento, com a comissão organizadora

9) Premiações

 Haverá premiações para as três primeiras equipes melhor classificadas.

10 ) Horas complementares

O acadêmico ouvinte que participar do evento terá 10 horas complementares e o acadêmico que participar de alguma equipe terá 20 horas complementares.

Programação

26/10/2012

18hs às 22hs

27/10/2012

09 hs às 12 hs

13hs às 19 hs

 

11) No dia 27/10/2012 será servido oferecido almoço. O valor está estimado em R$ 5,00 (cinco) reais por pessoa.

Mauro Cervi – coordenador do evento

Larissa Lauda Burmann – coordenadora do evento

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