A formação de profissionais do Direito, como a de outros tantos a que se destina a educação superior, não dispensa a indissociabilidade Ensino/Pesquisa/Extensão e, se as duas primeiras vertentes deste tripé já constituem uma realidade na esmagadora maioria dos Projetos Pedagógicos de Curso, não se pode dizer o mesmo desta última.
Mais: seria oportuno, e mesmo conveniente, que se inserissem atividades de Extensão obrigatórias nos currículos destes Cursos?
Ainda: atividades de Extensão interdisciplinares podem enriquecer a formação universitária, na medida em que se admite que a produção do conhecimento cada vez mais depende do reconhecimento de que há vida pensante fora dos muros da Universidade?
Por fim: não está mais do que na hora de admitirmos que a presença dos estudantes em campo, tomando contato com a realidade com a qual terão de lidar após a conclusão de sua formação é justificativa maior para a exigência de tal prática, sem perder de vista o investimento do Estado nas instituições de ensino superior a que apenas algum ascedem?
É para discutir isso e muito mais que, na sequência do I Encontro Latinoamericano de Extensão Universitária em Direito, realizado na Universidad Nacional de La Plata/República Argentina, em novembro de 2013, a Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, através do Curso de Direito, do Centro de Ciências Sociais e Humanas–CCSH, realizará o EXTENDER 2014, entre os dias 13 e 15/08/14, tendo por temáticas centrais a transdisciplinariedade e a obrigatoriedade da Extensão nos currículos universitários.
http://w3.ufsm.br/extender2014/
A programação está assim estabelecida:
Quarta-feira (13.08.14):
– Das 15h às 18h, credenciamento.
– 19h Abertura oficial
– 20h Palestra inaugural: A atual Política de Extensão brasileira
Quinta-feira (14.08.14):
– Das 9h às 12h : Painel A transdisciplinariedade na Extensão
– Das 14h às 17h: Painel A obrigatoriedade da Extensão nos currículos acadêmicos.
Sexta-feira (15.08.14)
– Das 9h às 12h: Painel As atuais experiências/políticas em Extensão Universitária latinoamericanas
– Das 14h às 17h: Apresentação dos trabalhos selecionados
– Das 20h às 23h: Confraternização na Associação dos Moradores da Antiga Estação Férrea de Camobi, com apresentação do Bloco Carnavalesco “Os audaciosos”