Ir para o conteúdo Direito Ir para o menu Direito Ir para a busca no site Direito Ir para o rodapé Direito
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações para os alunos matriculados em Monografia II (2020/1)



As coordenações dos Cursos de Direito Diurno e Noturno, juntamente com o Núcleo de Pesquisas (NPLAW), divulgam as orientações para os alunos matriculados em Monografia II (2020/1) quanto ao agendamento da defesa da monografia, entrega do texto e realização das bancas.

Salientamos que, caso não tenhamos voltado as atividades na forma presencial, as bancas serão realizadas remotamente, utilizando-se de ferramentas de webconferência. Bem como, todos os documentos que fazem parte dos procedimentos de agendamento, entrega da monografia, defesa e trâmites após a defesa serão realizados e entregues via e-mail: nplaw@ufsm.br.

Agendamento das bancas junto ao NPLAW (via e-mail): 

Data: de 29 de junho a 03 de julho de 2020; Deverá ser informado o título definitivo da monografia, nome do orientador (e coorientador se houver, e seus respectivos e-mails) e nome completo de dois avaliadores (com seus respectivos e-mails). Tais dados deverão ser encaminhados para o email do NPLAW (nplaw@ufsm.br) perante o envio do formulário de agendamento. (disponível para acesso: formulário _de_ agendamento).

Observação: O formulário deverá ser enviado para o e-mail (nplaw@ufsm.br) a partir do dia determinado acima, uma vez que os agendamentos serão feitos na ordem de recebimento e serão considerados apenas os e-mails enviados dentro da data estipulada. (Deverá, também, ser informado o dia e a hora desejados para realizar a defesa, após  aguarde a confirmação). 

Entrega da monografia e encaminhamento para a banca (via e-mail):

Data: dia 08 de julho de 2020 (quarta-feira). Deverá ser protocolado a entrega da monografia, por email (nplaw@ufsm.br), com cópia para o professor orientador.

O aluno deverá encaminhar no mesmo e-mail: 1 via da monografia, um print ou pdf de e-mail do orientador contendo o apto para a defesa e o relatório de frequência com os encontros que foram realizados (via ferramentas de webconferência, e-mail, ou afins). 

Atenção: juntamente com a entrega da monografia, deverão ser entregues os relatórios de frêquencia aos encontros de orientação. O documento está disponível para acesso em: normas de monografia ufsm. Além disso, será de encargo do aluno encaminhar sua monografia para banca examinadora.

Período de defesa das monografias:

Data: do dia 13 a 17 de julho de 2020; Se ainda não tivermos voltado às atividades presenciais, as bancas serão realizadas via ferramentas de webconferência, como por exemplo Hangouts-meet. Caso ocorram presencialmente: a realização das bancas e seus locais ocorrerão conforme datas e horários previamente agendados no NPLAW.

Para realização da banca, os alunos deverão imprimir e levar no dia da defesa os seguintes documentos: ata de defesa (disponível para acesso em: ata_de_ defesa) e ficha de avaliação (1cópia para cada membro, ou seja, total de 3 copias ou 4 caso possua coorientador) (disponível para acesso em ficha de avaliação).

Os certificados para os membros da banca serão disponibilizados online em endereço que será fornecido aos alunos e aos avaliadores oportunamente. Após a banca, todo o material deve ser devolvido junto ao NPLAW ou na Secretaria do Curso.

Tramites após a defesa: Após a defesa os alunos tem o prazo de 10 dias para enviar para o e-mail do NPLAW (nplaw@ufsm.br) a versão em PDF junto com o formulário de autorização (disponível para acesso em formulário de autorização para publicação no manancial) para que o trabalho seja disponiblizado no Portal do manancial. Não há mais entrega no formato impresso (capa dura).

Atenção: Caso o aluno julgue necessário, poderá solicitar  que o acesso público do arquivo seja realizado em data futura de no máximo dois anos após a defesa. Dessa forma o arquivo é carregado no portal mas não fica disponível até a data configurada. 

Ademais, a responsabilidade pelo lançamento da nota do aluno no Portal do Professor é do Orientador.

Encontro para orientações sobre defesa: No dia 26 de junho, às 11 horas, será realizado um encontro onde serão prestados esclarecimentos sobre como efetuar a defesa da monografia perante a banca examinadora. A atividade será coordenada pela professora Francielle Benini Agne Tybusch que também esclarecerá eventuais dúvidas sobre os prazos e procedimentos divulgados na presente notícia. A atividade poderá ser realizada presencialmente ou de forma remota (caso as atividades presenciais não tenham se tornado possíveis), utilizando-se do Hangouts Meet, através do link https://meet.google.com/ouo-omxy-jrc.

Qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimentos poderá ser encaminhada para o e-mail do NPLAW (nplaw@ufsm.br). 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-479-1788

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes