Ir para o conteúdo Engenharia Aeroespacial Ir para o menu Engenharia Aeroespacial Ir para a busca no site Engenharia Aeroespacial Ir para o rodapé Engenharia Aeroespacial
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Regras para matrículas extracurriculares 2024/1 (disciplinas de outros cursos)



Os cursos de graduação do Centro de Tecnologia da UFSM adotarão a solicitação de matrícula extracurricular via Portal Estudantil, conforme Instrução Normativa 001/2021 PROGRAD.

Dessa forma, o período de matrícula extracurricular será nos dias 18/03 e 19/03, conforme calendário acadêmico da UFSM.

O processamento será automático através do sistema, conforme cronograma abaixo, fornecido pela PROGRAD:

  • O sistema de solicitação será aberto no dia 18/03/2024, próximo a meia noite.
  • Ainda no dia 18/03:
    • O sistema será fechado para solicitações às 11h30min e será reaberto logo após o primeiro processamento.
    • O sistema será novamente fechado às 16h e reaberto logo após o segundo processamento.
  • No dia 19/03:
    • O sistema será fechado para solicitações às 11h30min e será reaberto logo após o terceiro processamento.
    • O sistema será novamente fechado às 16h e reaberto logo após o quarto processamento.

Caso ocorram problemas com o processamento da matrícula, via Portal Estudantil, os/as discentes deverão preencher o formulário disponível neste link.  Atenção: o acesso ao link é restrito para quem está logado com o próprio e-mail acadêmico.

O formulário será aberto às 13h do dia 18/03.

As Coordenações avaliarão as respostas do formulário para verificar se há condições de cursar a disciplina.

A matrícula dependerá de saldo de vagas e análise do histórico escolar. 

Não serão feitas alterações na matrícula do/a aluno/a. Se houver choque de horário, a solicitação será desconsiderada e o/a aluno/a deverá preencher novamente o formulário.

Para disciplinas do primeiro semestre, os Cursos ainda não preencheram as vagas de alunos ingressantes via SISU, sendo assim, será feita uma lista de espera e, após preenchimento, os/as solicitantes serão informados/as da matrícula.

Informações incompletas ou incorretas serão desconsideradas e o/a aluno/a deverá preencher novamente o formulário.

Principais problemas que poderão ocorrer são os listados abaixo:

  • Disciplina não encontrada para solicitação via Portal Estudantil.
  • Matrícula recusada por falta de pré-requisito. O/a aluno/a solicita quebra de pré-requisito.
  • Matrícula recusada por falta de pré-requisito. Mas o/a aluno/a possui a disciplina aprovada, equivalente ao pré-requisito, com código diferente.
  • Carga horária menor que a mínima exigida via Portal Estudantil.
  • Carga horária excedeu a máxima. Solicitação deverá ser autorizada pela Coordenação de Origem.

O formulário ficará disponível a partir das 13h do dia 18/03, até às 12h do dia 20/03.

As solicitações deverão ser analisadas pelos/as Coordenadores/as dos Cursos de interesse.

As matrículas, se autorizadas, serão realizadas, dentro do horário de expediente: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O andamento das matrículas poderá ser visualizado neste link, ou diretamente no Portal Estudantil. Atenção: o acesso ao link é restrito para quem está logado com o e-mail acadêmico – como LEITOR.

Devido à alta demanda de solicitações, não será possível responder por e-mail, nem presencialmente.

É dever do solicitante acompanhar o andamento do processo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-428-679

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes