O estágio obrigatório é desenvolvido em disciplina(s) obrigatória(s) do projeto pedagógico dos cursos (PPC) e sua carga horária é requisito para integralização curricular.
- Antes de formalizar o estágio
Já estou matriculado(a) na disciplina de estágio e segui todas as orientações do(a) professor(a) orientador(a)?
- Para formalizar o estágio
Estágios Obrigatórios no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)
- Cópia da carteira de vacinação atualizada (hn, hepatite, tétano)
- Apólice de Seguro (atualizada em 08/04/2025)
- Cópia do RG e CPF
- Comprovante de matrícula
- Declaração de participação no programa de acolhimento de estudantes no Hospital Universitário de Santa Maria (a capacitação é online e a apresentação do certificado é obrigatória para todos/as os/as estudantes, sejam da UFSM, sejam de outras IES)
- Termo de Estágio Obrigatório – HUSM – para alunos da UFSM (atualizado em 08/04/2025)
Estágio Obrigatório na UFSM
Para estudantes da UFSM que farão estágio na UFSM
- Termo de compromisso de estágio obrigatório (atualizado em 08/04/25)
Estágio Obrigatório em demais locais (geral)
- Termo de compromisso de estágio obrigatório (atualizado em 08/04/25)
- Termo de Estágio Obrigatório (versão em Língua Inglesa) (atualizado em 08/04/25)
- Depois de iniciado o estágio
Para elaborar o relatório de atividades:
ESTAGIÁRIO(A)
a) Desarquivar o processo de estágio [se for processo eletrônico (usar o NUP)];
b) Anexar o Relatório de Atividades de Estágio preenchido e assinado [estagiário(a e supervisor(a)];
c) Anexar outros documentos, quando for o caso (ficha de avaliação/frequência, etc);
d) Assinar eletronicamente [se não foi assinado a punho – passo b)];
e) Tramitar para o(a) professor(a) orientador(a) para assinatura.
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)
a) Assinar o Relatório de Atividades de Estágio;
b) Tramitar para a Coordenação de Curso.
COORDENAÇÃO DE CURSO
a) Registrar as informações relativas à atividade no SIE, em conjunto com a unidade de apoio administrativo.
COORDENAÇÃO DE CURSO OU SECRETARIA DO CURSO/SECRETARIA ACADÊMICA/SECRETARIA UNIFICADA
a) Fazer download do processo eletrônico e guardar cópia para consulta;
b) No SIE, registrar as informações na aplicação 1.1.5.18 –Registro dos Estágios dos Alunos;
c) Encaminhar para Arquivamento – DAG
Para alterar/editar o TCE:
ESTAGIÁRIO(A)
a) Desarquivar o processo de estágio [se for processo eletrônico (usar o NUP)];
b) Anexar o Termo Aditivo preenchido e assinado [estagiário(a) e parte concedente];
c) Assinar eletronicamente [se não foi assinado a punho – passo b)];
d) Tramitar para o(a) professor(a) orientador(a) para assinatura.
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)
a) Assinar o Termo Aditivo;
b) Tramitar para a Coordenação de Curso.
COORDENAÇÃO DE CURSO
a) Registrar as informações relativas à atividade no SIE, em conjunto com a unidade de apoio administrativo.
COORDENAÇÃO DE CURSO OU SECRETARIA DO CURSO/SECRETARIA ACADÊMICA/SECRETARIA UNIFICADA
a) Fazer download do processo eletrônico e guardar cópia para consulta;
b) No SIE, registrar as informações na aplicação 1.1.5.18 – Registro dos Estágios dos Alunos;
c) Encaminhar para Arquivamento – DAG
Para rescindir o TCE:
Observação: não é necessário fazer termo de rescisão para estágios que acabam conforme o período previsto no termo de compromisso
ESTAGIÁRIO(A)
a) Desarquivar o processo de estágio [se for processo eletrônico (usar o NUP)]
b) Anexar o Termo de Rescisão preenchido e assinado [estagiário(a) e parte concedente];
c) Assinar eletronicamente [se não foi assinado a punho – passo b)];
d) Tramitar para o(a) professor(a) orientador(a) para assinatura.
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)
a) Assinar o Termo de Rescisão;
b) Tramitar para a Coordenação de Curso para laçar a informação no SIE.
COORDENAÇÃO DE CURSO
a) Encaminha para lançamento do registro de estágio no SIE [o destino pode ser o curso ou a secretaria].
COORDENAÇÃO DE CURSO OU SECRETARIA DO CURSO/SECRETARIA ACADÊMICA/SECRETARIA UNIFICADA
a) Fazer download do processo eletrônico e guardar cópia para consulta;
b) No SIE, registrar as informações na aplicação 1.1.5.18 – Registro dos Estágios dos Alunos;
c) Encaminhar para Arquivamento – DAG