Ir para o conteúdo Licenciatura em Teatro Ir para o menu Licenciatura em Teatro Ir para a busca no site Licenciatura em Teatro Ir para o rodapé Licenciatura em Teatro
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Licenciatura em Teatro conquista selo 4 em avaliação de cursos do Guia da Faculdade, parceria entre a Quero Educação e o Estadão!



É com imensa alegria que nós, do curso de Licenciatura em Teatro da UFSM, informamos que conquistamos o selo 4 em nossa avaliação de cursos do Guia da Faculdade, parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. Fomos parabenizados pelo êxito através de um e-mail enviado pelo Fabio Volpe, o Head de Conteúdo da Quero Educação, e disponibilizaremos o conteúdo para que todos possam ver, e se orgulhar, abaixo.

“Boa tarde, Professor(a).

Em nome de toda a equipe do Guia da Faculdade, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, gostaria de lhe parabenizar pelo resultado obtido por seu(s) curso(s) no terceiro ano de nossa avaliação.

Ao final da mensagem você encontrará o selo recebido por cada curso estrelado em 2021, que está cadastrado sob sua coordenação em nosso banco de dados e, em seguida, um texto explicativo sobre todo o processo.

OBS: Esta relação de cursos reúne exclusivamente os cursos que receberam 3, 4 e 5 estrelas como resultado da pesquisa do Guia da Faculdade em 2021. Todos os demais cursos, que não foram avaliados ou que não receberam notas suficientes para atingir a classificação mencionada, serão divulgados normalmente nas plataformas da Quero Educação e do Estadão.

ATENÇÃO: O resultado da avaliação será divulgado publicamente pelo jornal O Estado de S. Paulo somente neste domingo, dia 24 de outubro.
Como se trata de um dia sem expediente nas instituições, estamos antecipando a divulgação dos resultados para facilitar a organização de vocês.

A contrapartida solicitada é que qualquer divulgação pública dos resultados de seus cursos (como em sites ou redes sociais) só ocorra a partir do dia 25 de outubro, próxima segunda-feira.

Contamos com sua colaboração em relação a esse embargo de informação.

A partir do dia 24 de outubro, todas as informações sobre o Guia da Faculdade 2021 poderão ser consultadas nos seguintes sites:
Quero Educaçãoquerobolsa.com.br/guia-da-faculdade
O Estado de S. Paulopublicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade

Agradecemos imensamente pela sua participação durante o processo avaliativo. Sabemos que, por se tratar de outro ano atípico, tivemos que contar ainda mais com a dedicação e compreensão de todos da comunidade acadêmica.

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas pelo e-mail guiadafaculdade.avaliacao@quero.com

Mais uma vez obrigado e até o Guia da Faculdade 2022!

Atenciosamente
Fabio Volpe
Head de Conteúdo da Quero Educação”

No link abaixo, você pode encontrar nosso curso e o selo obtido:
Teatro (Licenciatura) – Santa Maria – 4 Estrelas
https://avaliacao-de-cursos.quero.com/faculdades/resultado/168215/preview

Para quem tiver interesse, deixaremos abaixo as informações detalhadas de como funciona essa avaliação e as suas principais etapas.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior. Entenda como funcionam as principais etapas desse trabalho:

Participação das Instituições de Ensino Superior
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.
As instituições, por meio de seus colaboradores, cadastram pela primeira vez ou atualizam as informações de divulgação, de contato e sobre seus cursos.

Cursos avaliados
Com base nessas informações a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para serem analisados em 2021, eles precisaram atender aos seguintes critérios:
. Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura;
. Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020);
. Ter ao menos uma turma em andamento.


O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica. A única exceção é no caso de diferentes ofertas de um mesmo curso dentro da mesma cidade. Nessas situações, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade será avaliado.

Informações utilizadas
A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
. Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos
. Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso
. Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos


Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.

Avaliadores
Em 2021 contamos com mais de 9.500 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Estes docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:
. Para a qualidade do corpo docente
. Para a qualidade do projeto pedagógico
. Para a qualidade da infraestrutura


Cada curso é distribuído para a análise de seis professores e, caso um ou mais deles declare sua impossibilidade de avaliá-lo, o curso será encaminhado a um novo docente disponível para completar o quadro de seis pareceristas. Se mesmo após essa redistribuição não seja possível colher seis notas, o curso ainda assim será considerado avaliado se conseguir reunir um número mínimo de quatro notas válidas. Abaixo disso, ele será considerado “sem notas”.

Resultado final
O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2021.

O resultado numérico final de cada curso leva em conta ainda a média numérica que ele obteve nos dois últimos anos, com os seguintes pesos:
. Nota de 2021 – peso 3
. Nota de 2020 – peso 2
. Nota de 2019 – peso 1


Assim, a média das notas de 2021 (após o descarte) é somada à média das notas do curso em 2020 e em 2019, com a seguinte fórmula:
Resultado final 2021 = (Média 2021 x 3) + (Média 2020 x 2) + (Média 2019) / 6


Caso o curso tenha sido avaliado somente em 2021 e em 2020, o resultado dele é calculado com a seguinte fórmula:
Resultado final 2021 = (Média 2021 x 3) + (Média 2020 x 2) / 5


Caso o curso tenha sido avaliado somente em 2021 e em 2019, o resultado dele é calculado com a seguinte fórmula:
Resultado final 2021 = (Média 2021 x 3) + (Média 2019) / 4


Caso o curso não tenha sido avaliado em 2020 e em 2019, o resultado dele é totalmente baseado na nota de 2021.

Por fim, o resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:
. Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas
. menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas
. menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas
. menor que 2,50 – não-estrelado

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-503-395

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes