Ir para o conteúdo Relações Públicas Ir para o menu Relações Públicas Ir para a busca no site Relações Públicas Ir para o rodapé Relações Públicas
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupos de Pesquisa

Os grupos de pesquisa do curso de Relações Públicas reúnem docentes, discentes e pesquisadores em torno de temas relevantes para a área da comunicação. São espaços de produção científica, troca de conhecimento e aprofundamento teórico, contribuindo para o avanço das práticas profissionais e acadêmicas. A participação é aberta a estudantes interessados em desenvolver projetos de pesquisa e iniciação científica.

Líder: Professora Rejane de Oliveira Pozobon

 

O Grupo de Pesquisa Mídia, Discurso e Comunicação Pública CNPq/UFSM integra estudantes de graduação, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação e áreas.

Objetiva compreender como a Comunicação Pública, por meio do acionamento de diferentes estratégias discursivas, amplia seus públicos e promove engajamento para pautas de interesse público.

O grupo é composto por duas linhas de pesquisa:

– Estratégias Discursivas da Comunicação Pública

– Mídia e Discurso

Os encontros são remotos e acontecem nas terças-feiras, das 14h às 16h.

Mais informações no site do Grupo.

O grupo – TELAS pesquisa colaborativa – propõe-se à investigação das estratégias de comunicação e relacionamento, dando ênfase aos processos de produção de significação e sentidos dos diferentes textos (produtos comunicacionais). Para a elaboração de tal proposição, são revisitados, especialmente, conceitos da semiótica europeia, objetivando fazer as articulações necessárias à utilização desse corpo teórico-metodológico aos propósitos da comunicação. Com isso, o grupo busca reunir e sistematizar as reflexões que vêem sendo desenvolvidas sobre as relações comunicacionais entre as organizações, os diferentes públicos e a esfera midiática. Desse modo, as pesquisas se atentam as transformações em que as estratégias de relacionamento e comunicação vêm passando em função das atuais características dos ambientes da comunicação, do consumo midiático e das possibilidades de conexões com os públicos.

 

Líderes: Dr.ª Ada Cristina Machado Silveira e Dr.ª Jaqueline Quincozes da Silva Kegler.

O grupo conta com diversas pesquisas das quais resultam dissertações de mestrado, teses de doutorado e monografias de graduação. O grupo atua em atividades de extensão com capacitação de agentes para a mobilização social com base na apropriação das tecnologias de informação e de comunicação (TICs), bem como na radiodifusão comunitária.

Linhas de pesquisa:

– Apropriação de TICs: dedica-se aos processos de consumo, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação por parte da sociedade, em sua relação com agentes públicos, especialmente os detentores do saber especializado;

– Comunicação e mobilização social: estudo de processos de mobilização social por via de ações medidas pelo consumo/uso/apropriação das tecnologias de informação e comunicação, envolvendo processos de midiatização primários, secundários, terciários e quaternários;

– Divulgação cientifica e popularização da ciência: dedica-se ao estudo de processos articuladores de relações entre produtores de conteúdos especializados (científico-técnicos) e a sociedade, especialmente a escola básica da rede pública.

Breve histórico: Grupo criado em 24/09/2013 e incluso no Diretório do Cnpq, podendo ser acessado em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9892531038255750.

Objetivos do grupo: O Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades tem como pressuposto a compreensão da cultura como uma esfera do sentido que unifica os setores da produção e das relações sociais e pessoais. Tal visão se ampara no viés teórico-metodológico interdisciplinar que caracteriza os Estudos Culturais, cuja vocação para orientar pesquisas no campo da comunicação consolidou-se ao longo das muitas investigações acadêmicas e cuja utilização, mais das vezes de caráter qualitativo e empírico, vem operacionalizando o diálogo entre as estratégias de produção e o consumo cultural. As pesquisas deste grupo trazem em seu bojo questões étnicas, de gênero e sexualidade, identidades culturais, contemporaneidade e globalização, além de pesquisas sobre consumo, recepção, circulação e de produção dos sentidos, que se concretizam por meio das temáticas referenciadas, especialmente no âmbito cultural de produção midiática e dos processos audiovisuais. Também são acolhidas neste grupo investigações que reflitam temáticas pertinentes à memória e à história, principalmente se articuladas à mídia.

Público-alvo: Atualmente, o grupo Estudos Culturais e Audiovisualidades é coordenado pelo Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisbôa Filho e constituído por profissionais e estudantes, tanto da graduação, quanto da pós-graduação em Comunicação e Patrimônio Cultural, em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Líder: Dr. Flavi Ferreira Lisbôa Filho

Linhas de Pesquisa:

  • Comunicação, identidades e patrimônio cultural: perspectivas para o desenvolvimento sustentável e a democracia pelo viés dos Estudos Culturais
  • Identidades, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável: a comunicação como articuladora de um Centro Interpretativo Digital

Horários e dias de encontros: Sextas às 13h

Contatos: flavi@ufsm.br

Link: https://www.ufsm.br/grupos/estudosculteaudiovisualid

Site: Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades

O Grupo de Pesquisa “Comunicação Internacional e suas interfaces com a Cultura e o Poder nas Organizações”, está vinculado ao Curso de Relações Públicas da UFSM, campus de Frederico Westphalen e seus participantes são pesquisadores ligados ao curso, alunos de graduação e graduados na área que estejam inseridos no mercado de trabalho e/ou fazendo alguma Educação Continuada (especialização, latu sensu ou strictu sensu) em localidades internacionais. O grupo tem como objetivo contribuir com estudos e pesquisas para a melhoria permanente do processo de ensino e de aprendizagem em Comunicação tendo como referência o panorama internacional da atividade e as aproximações e distanciamentos com a Cultura e o Poder nas Organizações. A proposta se consubstancia e passa a se legitimar junto a comunidade científica da área, na medida em que, os produtos dela decorrentes sejam apresentados em congressos nacionais e internacionais e sejam produzidos artigos, livros e capítulos de livros.

 Contribuir para o desenvolvimento disciplinar e profissional em comunicação estratégica e relações públicas na América Latina. Isso é feito por meio da análise de tendências, mudanças e práticas no setor; promovendo visibilidade, capacitação de profissionais e fortalecimento de associações acadêmicas e setoriais

O objetivo do PR Academics é estudar e disseminar o trabalho e a pesquisa de e sobre mulheres acadêmicas na área de relações públicas . Este projeto surgiu inicialmente na Espanha, mas visa criar um ponto de encontro entre continentes e culturas (Europa, América, África e Ásia).