No Curso de Comunicação Social – Relações Públicas da UFSM, o Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido ao longo das disciplinas Teorias Aplicadas em Comunicação I e II, constituindo uma experiência de iniciação à pesquisa.
Essas disciplinas permitem ao acadêmico desenvolver competências investigativas, considerando as Relações Públicas como campo científico específico. Abaixo, destacam-se as diretrizes principais que orientam o desenvolvimento do TCC:
Estrutura e funcionamento
- A matrícula em Teorias Aplicadas em Comunicação I exige aprovação nas disciplinas Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação I e II.
- Durante esse período, os alunos são apresentados às linhas de pesquisa do curso e aos docentes que poderão orientar seus trabalhos.
- O estudante elabora seu projeto de TCC ainda em Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II, delimitando objeto, problema, metodologia e referencial teórico.
- A disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I é ofertada de forma nominal a cada professor orientador, com até 5 vagas por docente.
- A etapa seguinte, Teorias Aplicadas em Comunicação II, também segue essa lógica, mas com orientação individual e entrega final do trabalho.
Teorias Aplicadas em Comunicação I – 60 horas
Teorias Aplicadas em Comunicação II – 210 horas
A disciplina II é obrigatória para conclusão do curso e contempla a redação de uma monografia ou projeto experimental, conforme escolha do estudante.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o TCC pode ser desenvolvido em duas modalidades:
Monografia
Projeto experimental
Ambas as modalidades seguem critérios de avaliação específicos e devem respeitar as normas acadêmicas da UFSM.