Projeto 50|50 – Coordenação: Fernanda Sagrilo Andres
Em qualquer roda de conversa, juntar as palavras “mulher” e “publicidade” é ter a certeza de uma boa discussão pela frente. Não é de se duvidar que, em poucos segundos, o tema junte opiniões tão diversas quanto contraditórias. Alguém poderá evocar a lembrança daquele comercial icônico dos anos 1980, em que uma menina recebe o seu primeiro sutiã. Já outros poderão trazer com indignação exemplos de anúncios que falharam no seu propósito de dialogar com o público feminino, quando resumiram a mulher a um produto a serviço do homem, não raramente a um objeto sexual a ser desejado por ele. Seja para reclamar, seja para elogiar, todo mundo tem algo a dizer sobre a publicidade. E isso só acontece porque a publicidade é um sistema cultural complexo – mais do que nos permite imaginar o rápido comercial antes de um vídeo no YouTube ou um jingle que ouvimos no rádio. Para se fazer presente em nossa vida, articula cultura, economia, política e história. Falar sobre ela é, então, falar um pouco sobre quem somos e como nos vemos como sociedade.
Conexões maternas – Coordenação: Fernanda Sagrilo Andres
O projeto Conexões Maternas tem como objetivo promover espaços de escuta, acolhimento e troca de experiências entre mães, especialmente dentro do contexto universitário. A iniciativa busca fortalecer vínculos, valorizar as múltiplas vivências da maternidade e contribuir para a construção de redes de apoio, por meio de ações de comunicação, encontros temáticos e atividades interativas. Coordenado pela professora Fernanda Sagrilo Andres, o projeto propõe reflexões sensíveis e inclusivas sobre os desafios e potências de ser mãe na contemporaneidade, articulando ensino, pesquisa e extensão.