Ir para o conteúdo PPGAAA Ir para o menu PPGAAA Ir para a busca no site PPGAAA Ir para o rodapé PPGAAA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa em Estatística e Experimentação Agronômica – GPEEA

Responsável: Profº Drº Marcos Toebe.
Localização: Prédio 6, Sala 116.

Objetivos:
Realizar o planejamento de experimentos, por meio do dimensionamento do tamanho de amostra, do tamanho de parcela e do número de repetições, para culturas agrícolas, plantas de cobertura, plantas olerícolas e medicinais cultivadas na mesorregião Noroeste do Rio Grande do Sul. Avaliar as relações lineares entre caracteres morfológicos, fenológicos e produtivos de culturas agrícolas, plantas de cobertura, plantas olerícolas e medicinais, por meio de correlações lineares, parciais, canônicas e de análise de trilha. Aplicar métodos multivariados como regressão linear múltipla, componentes principais e análise de agrupamento na modelagem biométrica de culturas agrícolas, bem como proceder a avaliação de adaptabilidade e estabilidade de genótipos e a divergência genética existente em culturas agrícolas, plantas de cobertura, plantas olerícolas e medicinais.

Descrição da Infraestrutura / Equipamentos:
Laboratório equipado com medidor portátil de umidade e peso de hectolitro, computador, contador de sementes, balança e sistema completo de irrigação por aspersão

Projetos desenvolvidos:
• Planejamentos experimentais e biometria aplicada ao melhoramento de plantas em duas mesorregiões do Rio Grande do Sul (Registro GAP -047897).
• Dimensionamento amostral para técnicas de análise de dados em culturas agrícolas (Registro GAP -054742).