Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Segundo dia do Sipecom encerra com discussão sobre o campo da comunicação



O segundo dia de atividades do V Sipecom chegou ao fim com a mesa-redonda “A Comunicação como Campo e como Teoria”, que teve a participação dos professores Francisco Rüdiger (PUCRS) e Eduardo Vizer (UBA/Argentina).

Rüdiger propôs uma reflexão sobre o campo da comunicação. Segundo ele, grande parte das pessoas, inclusive as do meio acadêmico,veem a comunicação como algo que sempre existiu, e que a única novidade na história da comunicação teria sido o desenvolvimento das tecnologias, o que aconteceu a partir do século XX. No entanto, fazendo uma relativização histórica do conceito de comunicaçãoo professor discorda dessa ideia:

– Ao invés de ver a comunicação como algo que existiu desde o início da humanidade, defendo que ela é uma invenção do período que segue a Segunda Guerra Mundial. Só então que a comunicação passa a ter uma propriedade, no sentido que a gente usa nos cursos de comunicação atualmente.

A mesa teve sequência com a fala do professor Eduardo Vizer, que destacou, entre outras coisas, alguns conceitos de McLuhan, pensando em sua validade no contexto atual. Sobre a inserção das tecnologias no campo comunicacional, ele destaca:

– Diria que ela [a tecnologia] mudou tudo e ao mesmo tempo não mudou muitas coisas. Mudou tudo se pensarmos na perspectiva das tecnologias. Se nós pensamos em mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais, os impactos das tecnologias precisam ser relativizados.

Amanhã, último dia do V Sipecom, as atividades iniciam com a mesa-redonda “Práticas analíticas e técnicas de pesquisa em comunicação”, com a participação dos professores Bruno Souza Leal (UFMG), Nilda Jacks (UFRGS) e Mônica Martinez(UNISO).

Texto por: Augusto Vasconcelos e Daniela Pin Menegazzo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-958

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes