O Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO), sediado em Japaratinga, Alagoas, promove anualmente o Pentálogo e o Colóquio Semiótica das Mídias, propostas que abrigam pesquisadores de diferentes titulações. Entre os dias 22 e 26 de setembro de 2014, ocorreu o V Pentálogo, com o tema central “Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo?”. Convidados nacionais e internacionais participaram do evento e apresentaram diferentes pesquisas que são atravessadas por essa dicotomia que marca toda a história da reflexão sobre a política da modernidade.
O professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Adair Peruzzolo, mediou a mesa do pesquisador da UBA, Argentina, Mário Carlón (foto) sobre a “La reconfiguración de lo público, lo privado y lo íntimo en la escena contemporáneo: YouTube y los efectos del video amateur”.
O doutorando Fabiano Maggioni e o professor Adair Peruzzolo publicaram no site do Ciseco (http://ciseco.com.br) o artigo “Em busca de sentido para público e privado”.
Como parte integrante da programação do V Pentálogo, ocorreu o III Colóquio Semiótica das Mídias. Docentes e um discente do POSCOM apresentaram trabalhos na área de semiótica e comunicação. Confira abaixo as propostas apresentadas no III Colóquio Semiótica das Mídias:
Encenação dos sentidos na teleinformação
Adair Caetano Peruzzolo
Midiatização, crise da enunciação jornalística e a multiplicidade de enunciadores
Viviane Borelli
A midiatização de uma campanha social: uma aproximação ao caso “Eu não mereço ser estuprada”
Marlon Santa Maria Dias