Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Experiências do Doutorado Sanduíche e orientações gerais pautam reunião de alunos do POSCOM



Mestrandos e doutorando do POSCOM participaram na manhã desta segunda-feira, dia 27 de abril, de dois momentos de discussão e integração. Inicialmente a coordenação do programa conduziu uma reunião geral, com orientações e informes aos alunos. Em seguida, foi realizada a primeira edição dos “Encontros de Internacionalização”, quando as doutorandas Giane Vargas Escobar e Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz relataram suas experiências em universidades de Portugal, onde ambas realizaram seus estágios do Programa de Doutorado Sanduíche.

Entre as principais pautas da reunião geral estavam orientações quanto aos editais e os critérios para a concessão de bolsas de estudos e bolsas de Doutorado Sanduíche; esclarecimento de dúvidas sobre a construção dos Planos de Estudos; atualização do novo regimento do Programa e novo regulamento da Pós-Graduação da UFSM; e divulgação dos próximos eventos promovidos e apoiados pelo POSCOM: a Aula Magna com o prof. Dr. Fernando Resende, no dia 8 de maio, em Santa Maria; o 10º Encontro Nacional da Alcar, entre os dias 3 e 5 de junho em Porto Alegre; e o 3º Educom, também em Porto Alegre, nos dias 10, 11 e 12 de junho. Neste primeiro momento também foi recomposta a comissão de Publicização e Divulgação Científica, além de selecionados os novos representantes discentes no Colegiado e na comissão de Bolsas. Foram eleitos para o Colegiado os doutorandos Magnos Casagrande e Ana Cássio Pandolfo Flores (suplente). Para a Comissão de Bolsas foi eleita a doutoranda Fabiana Pereira.

Logo após a reunião, a primeira edição dos “Encontros de Internacionalização” proporcionou um momento de troca de experiências. As primeiras doutorandas a realizarem estágios sanduíche em universidades do exterior pelo POSCOM, Giane Vargas Escobar e Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz, apresentaram relatos sobre suas experiências durante a permanência em Portugal, em 2014. Milena realizou o estágio na Universidade de Lisboa, por seis meses, enquanto Giane foi para a Universidade de Aveiro, por nove meses.

Ambas fizeram questão de explicar os procedimentos burocráticos implicados desde a candidatura às bolsas até a ida para o exterior, oferecendo dicas e lembretes aos colegas. A adaptação e as diferenças entre as universidades brasileiras e portuguesas foi outro ponto enfatizado. Milena e Giane relataram as diferenças nas relações entre professores e alunos, nas práticas de pesquisa, bem como nas formas de financiamento estudantil. Elas explicaram suas rotinas nas universidades e detalharam as atividades em que se envolveram: colaboração em pesquisas, reuniões de orientação individual e em grupos, organização e participação em eventos, produção de artigos, entre outras. Ressaltaram também as dificuldades encontradas, principalmente em relação ao idioma. Apesar de terem ido a um país de língua portuguesa, as doutorandas destacaram a necessidade de domínio da língua inglesa.

Atualmente outros dois doutorandos do POSCOM estão em estágios de Doutorado Sanduíche no Exterior: Carlos Orellana, na França, e Márcia Borges, nos Estados Unidos. Um novo edital para a seleção de novos candidatos às bolsas de Doutorado Sanduíche está com inscrições abertas até 7 de maio.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-398

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes